Novo segmento de mercado do fabricante está em linha com as tendências que apontam para estampas coloridas a fim de injetar ânimo.

Com a estreia em estamparia digital, a Canatiba investe no verão estampado e em novas frentes de negócios. Há cerca de um ano o fabricante importou uma impressora para tecidos com tecnologia a
pigmento que permite estampar pequenas tiragens. Por si só, essa possibilidade pode atrair um escopo variado de clientes, desde marcas menores. Mas o primeiro cliente foi mesmo a Riachuelo.Conforme Fábio Covolan, diretor de marketing da Canatiba, a varejista que tem produção própria conta também com área de estamparia digital que estava operando no limite. Para a Riachuelo foram desenvolvidas 12 estampas sobre bases PT (pronta para tingir), conta o executivo.
O arco de aplicação da tecnologia expandiu. “Estamos experimentando colocar sobre o denim”, acrescentou o diretor, ressaltando que a Canatiba é o primeiro fabricante de denim a adotar estamparia digital no mundo. De acordo com ele, as provas mostraram bons resultados com estampas coloridas e trabalhadas em lavanderia.

BASES SELECIONADAS
Por enquanto, as bases são em algodão, poliéster e elastano, combinados ou separados. Como o tecido precisa de pré-tratamento antes de receber a estampa, a empresa selecionou algumas bases para serem estampadas.
A Canatiba investe para estender as estampas digitais aos tecidos com composições em liocel, linho e modal. “Os testes mostraram excelente desempenho. As provas são incríveis. Porém só vamos ampliar quando houver disponibilidade dessas fibras no mercado”, afirmou. Conforme o diretor, o mercado enfrenta escassez desses insumos.
No caso da Canatiba, a estamparia digital tem vantagens em relação ao processo convencional. Permite pequenas tiragens. Para bases PT, o mínimo de cem metros. Sobre base a ser tinta, requer 300 metros. Além disso, a estamparia convencional do fabricante só opera com uma cor, enquanto a combinação de tons em digital é abundante. “Tem flexibilidade, velocidade e a qualidade em tiragens menores é superior à convencional”, explica.
TENDÊNCIAS PARA ESTAMPAS
Conforme relatório da WGSN para o outono/inverno 2021/22 do hemisfério norte, as estampas coloridas serão importantes mesmo na temporada fria. Recomenda florais inspirados nas padronagens voltadas para a decoração de interiores, como papel de parede e tecido de revestimentos para estofados.
Ainda há espaço para florais em tons fluorescentes misturados a padrões perenes como forma de injetar ânimo aos consumidores, diz a agência de tendências.