Na Tecnotêxtil, a empresa química mostrou processos e combinações de resinas que criam efeitos diferenciados
A indústria química CHT levou três novos produtos para a Tecnotêxtil, feira de equipamentos realizada em paralelo com o XXII CNTT (Congresso Nacional de Técnicos Têxteis), eventos que terminam amanhã, 17, em São Paulo (SP). São resinas especiais, que mediante a variação do modo de aplicação e a combinação com outros produtos criam efeitos diferenciados em peças prontas de jeans.
São processos a serem executados em lavanderia, explica Márcio Mandarino, técnico de lavanderia da empresa. O top da linha é o Typing Wax, que deixa a peça com efeito empapelado e brilho, além de proporcionar marcações conforme a peça é usada ou amassada. De acordo com Mandarino, essas marcações somem, quando a roupa é passada a ferro.
Ele destaca que o processo original foi desenvolvido para um modelo de jaqueta da coleção de inverno 2009 da G-Star. A calça em demonstração usava denim com tingimento azul acinzentado. “A cor final vai depender muito do tom do fundo do tecido”, explica Mandarino.
O Typing Vintage recorre a processo semelhante ao Wax, mas usando resina pigmentada e sendo submetido a desgastes. Na calça exibida na Tecnotêxtil, a CHT usou sarja PT com efeito de sujo em tom terroso. O Gray Gone Colored demanda aplicação de apenas uma camada de resina pigmentada. Na calça apresentada, foi usado tom marrom escuro e lixamento, de modo a revelar o fundo nas áreas de maior atrito, mas os resíduos do pigmento permanecem na trama.
De acordo com Mandarino, em todos os processos, as resinas foram aplicadas por jateamento e exigem uso de forno para cura. Segundo o técnico, nos processos empregados nas três peças a solidez é total. “Nos dois typings o produto é fixado após estar seco e no gray, é fixado depois de ser lixado”, acrescenta ele.
fotos: GBLjeans