A empresa apresenta as principais tendências de cores e fios para a estação, além de preview do verão 2010
Durante o lançamento do book de outono/inverno 2009, realizado na sexta-feira passada, 28, a Clariant apresentou as principais tendências de cores e fios para a estação. Na exposição de materiais feita pela empresa durante o evento, foi possível tambem ter uma idéia das cores que terão presença garantida no verão de 2010 – entre os destaques aparecem tons alaranjados, arroxeados, rosados, cores neutras e tons claros de verde.
Segundo Fabiana Mendes, da área de marketing de moda da empresa, no inverno 2009, o denim chega misturado com diferentes fibras como a de liocel, viscose e algodão, além da adição do elastano e do nylon ao tecido. As resinas, que já ganharam espaço no mercado, se firmam como o principal componente nos acabamentos em tecidos e aparecem em todos os tipos de base, nas versões acrílica e de poliuretano. O coating também se faz presente e chega com pigmentos misturados a resinas e corantes nos efeitos, que podem ser aplicados do lado direito ou avesso das peças.
O preto, tido como o fundo mais usado para os trabalhos em denim, ganha variações azuis avioletadas sobre o tecido pronto para tingir (PT) e aplicações em tons mostarda feitos com corantes sulfurosos. Além disso, efeitos de estonagem destacados nas peças também são tendência.
Dividido em quatro temas principais (Tradicionalismo, Passado Cinzento, Remédios Naturais e Second Life), o book traz, além das tendências, as receitas das cores apresentadas para diferentes tipos de fios. Inspirado na comunidade Amish e em clima rústico, o Tradicionalismo sugere trabalhos em materiais ecológicos e reciclados, com cores que variam entre os neutros e passam pelos verdes, azuis e roxos.
No tema Passado Cinzento, inspirado nas armaduras usadas pelos guerreiros, o denim cru é a sugestão de tecido, enquanto os tons terrosos, vermelhos vivos e cinzas são as cores principais. Baseado na tecnologia que preza pela qualidade de vida, o tema Remédios Naturais sugere tecidos orgânicos trabalhados com coloridos, brilhos e efeitos plastificados. Vermelho, laranja, amarelo, cobalto e fúcsia aparecem mais claros e limpos, e podem ser trabalhados com cores e tons mais fortes.
Tendo por inspiração o futurismo e o portal de mesmo nome, o tema Second Life defende mais funcionalidade para as roupas, além da aparência sintética. Tons frios e suaves como marfim, granito, azul acinzentado são os principais da divisão, que se diferencia pelo apelo high-tech.
fotos: reprodução