Colaborações de moda evoluíram para um calendário de lançamentos ao longo de todo o ano.
No relatório que acompanha o BrandZ Global Top 100 Most Valuable de 2024, a Kantar recomenda para marcas de moda algumas ações de construção de brand entre as quais: Construa seu protfólio de parceiros. Para a consultoria, as collabs de moda deixam de ser eventos ocasionais, evoluindo para um calendário de lançamentos ao longo do ano inteiro. “O que significa que o gerenciamento de colaborações tem de se tornar muito parecido com o planejamento de portfólio: você tem que garantir que todos os segmentos estejam satisfeitos”, aconselha.
Também no Brasil, a política de collabs tem provocado buzz. Mas se o barulho publicitário se reverte de fato em crescimento de vendas, as marcas ainda não mostraram.
O GBLjeans destaca as collabs mais recentes anunciadas no varejo brasileiro: Dolce&Gabbana com Havaianas; a Renner com a produtora 30Praum; e a Riachuelo com o colagista Gabriel Fernandes, mais conhecido por Biel.
RIACHUELO COM GABRIEL FERNANDES
Aproveitando o movimentos das festas de São João no nordeste, a Riachuelo celebra suas origens nordestinas lançando coleção assinada pelo conterrâneo Gabriel Fernandes. Nascido em Caicó, interior do Rio Grande do Norte, Biel é um colagista, um artista que utiliza o procedimento técnico de colar materiais diferentes para construir sua obra.
Em seu trabalho, ele retrata signos e imagens do sertão nordestino. É esse universo que ele leva para as estampas empregadas nos modelos da coleção, com opções para homens e mulheres.
No informe, a Riachuelo cita as muitas collabs que deixam rastros na história da varejista.” com as collabs começou há muito tempo. “A primeira coleção registrada em parceria com um estilista foi em 1980, assinada por Ney Galvão. Mas foi em 2022 que a Riachuelo decidiu reforçar seu posicionamento como uma marca que apoia artistas e estilistas nacionais. De lá para cá, já fez parceria com João Incerti, Gabriel Azevedo, Ana Verena, Betina de Luca e Leo Neves, Paulo Mariotti, entre outros”, destaca o comunicado à imprensa.
RENNER COM 30PRAUM
A varejista de moda Renner repete a collab com a produtora 30Praum, em cápsula de referências do streetwear como modelagens amplas, como aquelas usadas pelos músicos Matuê, WIU e Teto. São 18 modelos de camisetas, moletons e acessórios (bonés e correntes). Nessa nova collab, a coleção inclui opções femininas e modelos sem gênero definido, trabalhando uma paleta de cores neutras.
A 30PRAUM é um selo musical que surgiu em 2016 transitando na cena de rap e trap nordestina, explica o comunicado à imprensa.
HAVAIANAS COM DOLCE&GABBANA
Por meio das collabs, a Havaianas atualiza as sandálias de borracha mais famosas do Brasil e deixam o design básico mais moderno com solas e tiras estampadas. Não é a primeira collab internacional do fabricante, mas a parceria com a D&G repete nos chinelos estampas conhecidas da grife italiana com edição limitada.
São quatro modelos separados em duas famílias: a Clássicos, com uma opção de estampa de pele de leopardo e outra de zebra; e a Ícones, que trabalha tons de azul combinados ao branco, além de outras cores. Contam com acabamento em veludo estampado nas tiras, logo em metal da Havaianas e pin perolado da D&G. Cada par custa R$350. A Havaianas afirmou que a venda se esgotou em 48 horas, sem informar quantos pares foram vendidos.
fotos: divulgação
* Matéria atualizada para incluir a informação de sold out da collab de Havaianas e D&G