Para o inverno 2009, a tecelagem desenvolveu uma linha de xadrez com versões em fio tinto e estampa, além de uma família que reproduz pele de animal
Como preview do inverno 2009, que anuncia oficialmente entre julho e agosto quando realiza o evento de lançamento, a Covolan apresentou ao mercado esta semana uma linha grande de estampados sobre base denim. São 16 padronagens de xadrez e duas estampas imitando pele de animal (uma de cobra, outra de onça).
Para compor a nova linha, a tecelagem optou por empregar duas técnicas. Em três bases, usou fio tinto e nas outras 13 trabalhou com estamparia, área criada recentemente pela empresa, explica Telma Mendonça, gerente de marketing da Covolan. Ela explica que os tecidos da linha têm peso entre 9 e 11 oz, com composições variadas: 100% algodão; algodão (99%) e elastano (1%); e algodão (80%), elastano (2%), poliéster (18%).
A linha Retrô foi concebida a partir de referências diversas no uso do xadrez, misturando o visual arrumadinho dos new nerds com a agressividade atribuída ao punk dos skinheads, explica Graziela Florindo, coordenadora de moda da Covolan. No xadrez, as cores passeiam entre bases índigo, cinza escuro, cinza claro, cinza esverdeado e marrom. As padronagens do xadrez em fio tinto combinam até três cores (como a base cinza e xadrez em branco, laranja e preto), enquanto nas estampas a opção foi trabalhar apenas uma cor – marinho, ocre, vermelho, preto ou rosa. Para as estampas de pele de animal foi usada apenas a base marrom.
A empresa planeja anunciar outras novidades para o inverno 2009 durante o primeiro evento de lançamento que realiza. Segundo Telma, a estratégia é reforçar o aspecto de sustentabilidade ambiental associado ao denim fabricado pela empresa. Entre as principais medidas adotadas, ela destaca o programa de reúso e tratamento de água, que rendeu prêmio à empresa, que irá concorrer também no ANA 2008, organizado pela Agência Nacional de Águas; a adoção de biomassa para alimentar as caldeiras da fábrica; e a decisão de ter pelo menos uma base esverdeada em toda coleção.
Para compor a linha do próximo inverno, a equipe da Covolan foi buscar referências em três filmes clássicos: Casablanca (o glamour dos anos 40), Grease (o colorido e as modelagens justas ao corpo) e Hair (o vintage dos hippies).
Direções de moda para a estação
A seguir, algumas das direções de moda identificadas pela equipe da Covolan
Calças
:: pantalona com vintage (sujinho) e desbotados
:: skinnies
:: mistura das formas johdpur e sarouel
Formas
:: shorts balonês
:: coletes
:: ombros estruturados
:: vestidos longos ou sequinhos
:: saia-lápis
:: releituras dos smokings em jaquetas e paletós
:: cintura marcada e no lugar
:: camisas brancas
:: formas ajustadas
:: assimetrias
:: estilo Quimono e modelo sino
:: shapes futuristas aparecerão com decotes quadrados.
Detalhes
:: sobreposições de transparências
:: patches
:: tie dye
:: mix de texturas e estampas: grafites, cartoons, listras e muito xadrez
:: cowboy chic: franjas, aplicadas em chapéus, camisas, gola, botas, barrados de saias, jaquetas, calças de montaria
Cores
:: era medieval: tons terrosos, vermelhos (e queimados), cinzas e metálicos
:: luxo clássico: neutros tradicionais, verdes e beges
:: ecolife: laranja cenoura, amarelo, rosa, violeta e ruivos
:: marrom, cor considerada o hot da estação em harmonia com tons mais claros e outras cores
:: metalizados, continuam mas menos intensos, com destaque para o dourado claro
:: preto tradicional, associado a cores como rosa, azul e amarelo
:: futurismo: tecnologia para os acabamentos (nanotecnologia); metálicos
:: laranja fosco (ferrugem)
:: tons de azul (destaque para o marinho e o azul claro fosco)
:: vermelho cereja
:: marrom chocolate
:: rosa fúcsia
fotos: divulgação