Empresa lançou protótipo de uma solução que envolve reaproveitamento de descarte de lavadoras e um novo processo de filtragem.
A estiagem e o aprofundamento da crise hídrica no Brasil desperta a criatividade dos fabricantes para o uso sustentável da água. A paranaense Desbot Clean está lançando um processo de tratamento que permite a transferência do ozônio para o efluente onde a água de reúso é captada. Por esse sistema, o ozônio tem dupla função: faz a remoção da cor e permite o reúso industrial da água, explica o diretor da Desbot Clean, José Luis Cabezudo.
O processo conta com um ejetor submerso e uma bomba que injeta ozônio, melhorando a qualidade da água que fica pronta para uso na produção. “O sistema foi testado em lavanderias no nordeste que captam água de córregos, com bastante sucesso”, afirma Cabezudo que prevê a venda de quatro a cinco projetos.
No ano que vem a Desbot Clean vai lançar um sistema de reuso para pequenas operações de lavanderia, como de hotéis, com capacidade para 2 mil litros por hora. O processo capta água da lavadora que passa por uma série de filtros e membranas, sem uso de produtos químicos, garante o executivo.
A empresa também pretende ampliar a linha de equipamentos Economy, com o lançamento de versões de maior porte permitindo o processamento de 500, 1000 e 2000 peças por processo, complementando a linha atual que tem capacidade de 50, 100 e 200 peças.