Nova coleção de botões e rebites está dividida em quatro tendências, com novidades como o efeito destonado e a forma de leque que gira 360°.
A Eberle Fashion preparou para o inverno 2013 uma coleção com 28 peças, entre botões e rebites, baseada em quatro tendências – Militar, Oriental, Folk e Gótico. Cada uma delas influenciou o desenvolvimento de formas, banhos e aplicações. Na Militar, os produtos receberam acabamento destonado, como se a superfície estivesse descascando; forma de botão duplo; estampas camufladas e desenhos característicos do exército, além de outros detalhes em relevo. O tema Oriental trabalhou desenhos que fazem referência à cultura japonesa, como o detalhe de um leque sobreposto, que gira 360º, e os tons de roxo, e dourado contrastando.
“O Folk trouxe o colorido para a coleção, com peças mais decorativas”, conta Cláudia Viera, designer de produto do fabricante. São tons de laranja, ocre, vermelho e azul cobalto. Sob esse tema também estão as peças com pintura artesanal. “O Gótico traz peças que parecem joias”, comenta a designer. Embora muito associado ao preto e ao soturno, o estilo gótico ganhou na coleção versões em tons de dourado e níquel preto. Do verão 2013, Cláudia conta que ficaram apenas os tons terrosos. “O verão foi mais esportivo, e a nova coleção é uma linha mais clássica”, completa.
A Eberle Fashion fabrica desde 1974 botões, rebites, pingentes, ilhoses e etiquetas. Segundo Cristian Magnabosco, coordenador de produto da empresa, o setor fabril chega a produzir cerca de 400 milhões de peças por mês na fábrica de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O canal de vendas conta com cerca de 50 postos, entre vendedores, representantes locais e distribuidores que atuam em países da América do Sul. A empresa comercializa apenas sob encomenda, estabelecendo quantidade mínima de 2 mil unidades para botões, 5 mil para rebites e 10 mil para ilhoses. O coordenador explica que, atualmente, o mercado de jeans representa 60% das vendas, com outros 40% sendo compartilhados por produtos para calçados, malha e produtos infantis.
*com reportagem de Karen Cabral
fotos: divulgação