Guadalajara lança marca feminina

A Metal Chic foi oficialmente apresentada ao mercado no início do mês em evento que agitou Teresina (PI).

Dona da Onix Jeans, a indústria Guadalajara, do Piauí, decidiu ampliar o espectro de atuação ao lançar uma marca exclusivamente de jeans feminino. A Metal Chic foi oficialmente apresentada ao mercado em festa para 300 pessoas realizada no início de abril, em Teresina, no Piauí, onde fica a sede do grupo Claudino, também proprietário da rede de lojas Armazéns Paraíba. A decisão de atuar com mais de uma marca está embasada em estudo de mercado, que colocou a Onix de volta às origens, voltada ao público masculino.

“A gente decidiu criar essa nova marca, destinada a uma mulher bacana, sofisticada, urbana, moderna, que gosta de estar integrada com a moda. As influências são do streetstyle e o nome brinca com esse contraste do metal pesado, quase grosseiro, com a leveza incorporada pela expressão chique”, explica Danielle Claudino, diretora de criação da Guadalajara, sobre a marca que, em princípio, atenderá mulheres de 25 a 40 anos, e para cuja concepção contratou a assessoria de Maurício de Lobo.

A grade inicial varia do 36 ao 46, com calças de cós e ganchos altos. Poucas peças chegarão apenas até o 44, diz Danielle. A intenção é trabalhar de três a quatro coleções por ano, com a quarta funcionando como complemento. A coleção de estréia tem 66 modelos de meia estação, de calças a vestidos, passando por shorts, jaquetas, macacões, camisas e blusas. A maioria deles foi confeccionada em denim de tingimento azul. “Três modelos foram feitos em denim black e outros três em sarja colorida”, aponta a diretora.

Com a lavanderia em casa, a marca explorou efeitos como as lavagens manchadas e o uso intenso de laser, além de incorporar bordados industriais com um dos diferenciais. Tanto que a peça de destaque da coleção é um modelo de vestido todo bordado, ressalta Danielle. Em termos de estilo, a Metal Chic deverá disputar na mesma faixa de Lança Perfume e Morena Rosa, porém, em patamar de preço menor. Uma calça básica da marca custará no varejo em torno de R$ 170,00, conta a diretora.

PRODUÇÃO PRÓPRIA
A produção é integralmente própria, concentrada no parque fabril da Guadalajara, no Piauí, incluindo a área de lavanderia e bordados. Além da Onix e, agora, da Metal Chic, a fábrica fornece roupas para as 11 marcas da Armazéns Paraíba, que atendem homens, mulheres e crianças. Não apenas com jeans. Tem linhas de camisaria, malha e outros tecidos planos, como crepe, salienta a executiva.

Embora a capacidade instalada seja maior, atualmente, a produção gira em torno de 100 mil peças por mês, diz Danielle. Desse total, a Metal Chic deverá ocupar em torno de 30 mil peças nessa primeira coleção. O modelo de vendas da marca será via representantes, os mesmos 32 que também comercializam as coleções da Onix e que terão pela frente o desafio de abrir uma nova carteira de clientes multimarcas.

Com 30 anos de mercado, a Onix conheceu o auge na década de 1990, e foi perdendo espaço no mercado. Há cerca de sete anos, a Guadalajara investiu na revitalização da marca. Nesse processo, foram criadas linhas feminina, para adolescente e infantil. Mas, no segundo semestre de 2015, foi redirecionada para o mercado masculino, já indo para a segunda coleção com o novo perfil, explica Danielle.

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