Aplicado sobre bases leves de denim, processo combina tingimento em corante azul com acabamento de toque macio que dispensa processos de lavanderia.
Fabricante de tecidos para moda e decoração, a paulista Hudtelfa está lançando sua segunda coleção de tecidos índigo e traz como destaque o acabamento Finale, que dispensa a etapa de lavanderia. O tecido é desengomado e amaciado, e passa por um processo de finalização que proporciona toque macio e um visual mais refinado, informa a gerente de produtos da empresa, Kaline Zabani. A nova coleção será apresentada na Colombiatex, em janeiro próximo.
Segundo ela, o Finale pode ser aplicado em qualquer tecido da linha índigo da empresa, mas algumas bases já são comercializadas com esse acabamento. É o caso da Tóquio Finale (tecido leve de 3,5 oz), da Sato (com lurex na trama), Kuji (com elastano na composição) e Miyage (combinada com viscose). Ainda conforme a gerente, o acabamento não tem prazo de validade, mantendo as características por toda vida útil do tecido. “E tem melhor relação custo/benefício para os desenvolvimentos que ressaltam a aparência mais natural do índigo”, entende.
Como se trata de tecidos leves, a empresa não recomenda aplicação de processos agressivos como lixados. Podendo ser trabalhados com um pó abrasivo ou spray de permanganato, se o cliente desejar, explica Kaline. As bases da coleção Índigo começam a partir de 3,5oz/yd². São tecidos lisos ou em opções de fio tinto, maquinetados e estampados. A coleção também conta com bases mais pesadas, com no máximo 5 oz, para saias, shorts e calças.