Primeira família de tecidos para camisaria e calça da empresa, produzidos para serem tratados em lavanderia e lançados em janeiro, terá complemento a partir de maio.
Entre maio e julho, a Hudtelfa incorpora mais artigos à sua primeira linha de tecidos para camisaria e calça produzidos para serem tratados em lavanderia. Em maio, o preview da coleção de inverno 2015 incluirá o tingimento black denim e em julho estará completa com o lançamento do efeito couro para camisas. Batizada de Hunique, pela capacidade de as bases serem transformadas e receberem efeitos únicos, a linha foi lançada em janeiro.
“Tivemos um recorde de pilotagem e os cliente começam agora a programar os pedidos”, explica Kaline Zabani, gerente de desenvolvimento da Hudtelfa que representa a quarta geração da família à frente da empresa criada em 1933 e com sede em Nova Odessa, interior de São Paulo. Segundo a executiva, a intenção não é competir com a grande fatia do mercado de jeans. “Trabalhamos no segmento de tecidos leves, com peso entre 4 e 7oz”, explica.
A Hunique contempla tecidos com acabamentos diferenciados para a confecção de camisas e bottom (calças ou bermudas). A maioria são bases 100% algodão, com poucas opções contendo 2% de elastano na composição. Em função do tipo de acabamento, a linha está dividida em duas famílias: a Hud Denim, que tem atraído mais o interesse das confecções, e a Hud Bleach. A Hud Denim trabalha com acabamento espatulado à base de corante índigo, usando pasta desenvolvida pela própria empresa, ressalta Kaline.
O processo é aplicado sobre tecido de camisaria ou de bottom, permitindo receber efeitos de lavanderia, como lixados, estonados, desbote com cloro ou permanganato. A gerente explica que os tecidos da linha Hunique usam o fio Hud&Co, também desenvolvido internamente, de forma a permitir passar por tingimento com reserva. Com esse recurso, o lado direito do tecido tem o espatulado com visual de denim e do outro lado, é estampado colorido, porém, com tinta falsa na versão PT. “Na própria estonagem é aplicado o corante na estampa do avesso (listras, xadrez, maquinetados, jacquard)”, descreve a gerente. Em linha, a Hudtelfa comercializa o Hud Denim com avesso colorido em tons de azuis e de vermelho, além do PT. Para o inverno 2015, acrescentará mostarda, vinho e azul pavão).
A segunda família da Hunique é a Hud Bleach com tecidos de peso e aplicação semelhantes ao da Hud Denim, porém, tintos com corante em tonalidades diferentes do índigo e voltados para efeitos de marcação de costura. São bases lisas ou estampadas em rosa, azul, verde. “Aceitam o estonado, mas, sempre caindo para o branco, de modo a permitir criar tom sobre tom, podendo clorar ou usar permanganato”, conta Kaline. Ela aponta que pelo processo desenvolvido, ainda que o tecido seja estonado, a estampa não desaparece. “Permanece até o limite de marca d’água”, acrescenta.
Nas duas famílias, os tecidos permitem efeitos variados de lavanderia. O cuidado tem que ser com o tempo do processo, geralmente mais curto que os empregados em trabalhos com calças de denim, por exemplo, adverte a gerente. Pode ser usado spray com permanganato, pó abrasivo, enzimas, lixa, pode por na redinha e fazer marcação com laser. Para mostrar o potencial de lavanderia da linha, a Hudtelfa está lançando um book de orientações, com fotos de peças prontas e os efeitos criados em lavanderia para cada uma.
O investimento para o lançamento da linha envolveu readaptação de máquinas e o desenvolvimento da pasta para a espatulagem com índigo. Para o inverno, a Hud Denim terá a opção em preto, além do efeito couro (marrom ou preto) no direito enquanto o avesso brinca com estampas e cores. O preço dos tecidos de camisaria pode variar de R$ 12,00 a R$ 15,00 o metro, dependendo da estampa, do tipo de construção, entre outras variáveis.
Atualmente, a Hudtelfa opera duas unidades de negócio: produtos para moda e decoração, além de etiquetas para camisas. Em moda, tem produtos para os segmentos masculino, infantil e feminino, em diferentes bases (viscose, tricoline, algodão) e processos de estamparia (tradicional, digital, jacquard, acabamentos calandrados). A capacidade atual de produção chega a 1,5 milhão de metros lineares de produtos planos por mês, e de 600 toneladas de fios para tingimento.
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