Camisaria Colombo investe na venda consultiva

Rede varejista de moda, com 406 lojas no país, está implantando tablets com informações e treinamento para os vendedores, em projeto de R$ 2 milhões.

De modo geral os vendedores têm poucos recursos em mãos para apresentar informações mais detalhadas sobre os produtos aos clientes. Para incentivar a venda consultiva, a varejista de moda Camisaria Colombo está implantando cerca de 900 tablets nas lojas para difundir informações aos vendedores e gerentes. Serão dois equipamentos por loja nos 406 pontos de venda da rede que investiu R$ 2 milhões no projeto desenvolvido pela IBM.

“A ideia nasceu da necessidade de melhorar informações na ponta e transmitir de maneira eficiente a cultura da empresa por meio de um aparelho de fácil navegação”, afirma Claudio Murano, diretor administrativo da Camisaria Colombo. Muitas vezes os clientes chegavam às lojas procurando pela camisa ou calça vestida pelo ator Caio Castro, que estrela a propaganda da rede em comerciais de TV, mas o vendedor não sabia quais eram essas peças, perdendo a oportunidade da venda. “O principal objetivo do projeto foi padronizar e trazer rapidez à comunicação com a ponta”, destaca Ricardo Zakaluk, gerente de ofertas para serviços de mobilidade da IBM Brasil.

Um dos desafios da Camisaria Colombo e do varejo em geral é a rotatividade dos vendedores, dificultando a oferta de treinamento. Os tablets vão permitir que os gerentes e vendedores se informem sobre o catálogo da coleção e as características dos produtos. Nesta fase, não estão previstas consultas aos estoques e numeração. “O principal objetivo é difundir informações padronizadas sobre campanhas, promoções e capacitar a equipe”, explica Murano. Além do catálogo, também está disponível no tablet treinamento corporativo à distância para padronização de procedimentos nas lojas e informações administrativas.

Reconhecida como uma das maiores redes de lojas de moda masculina, a Camisaria Colombo desde 2012 iniciou a diversificação, com a entrada das linhas feminina, que hoje conta inclusive com uma loja própria, e a kids, para meninos.