Há dois anos nesse mercado, indústria de São Paulo pretende ampliar participação com produtos que fogem do tradicional metal
Com a intenção de ampliar a participação no mercado de jeans, a indústria de botões Irmãos Perfeito decidiu lançar um tipo de botão diferente do tradicional, feito de resina de poliéster. “A criatividade no metal é restrita”, avalia o responsável pelo marketing da empresa, Walter Junior. Segundo ele, a nova peça aceita qualquer tipo de acabamento, gravações a laser, materiais rajados e diferentes cores, além de ser resistente aos processos de lavagem.
A mudança não foi só do tipo de material empregado. Walter Junior conta que a Irmãos Perfeito também desenvolveu, e patenteou, um novo sistema de fixação do botão. Ao invés de utilizar prensa, como nos tradicionais botões de metal, os novos resinados podem ser presos à mão, por meio de um pino preso à roupa onde se encaixa o botão. A empresa pretende investir em elementos diferenciados para o jeans, diz o executivo.
Dos 50 anos de experiência no mercado, há apenas dois a empresa começou a produzir para o jeans. São botões de metal, puxadores e rebites diferenciados que correspondem a cerca de 10% do 1,5 milhão de peças produzidas por mês.