Para ressaltar os 30 anos de mercado, a marca gaúcha de moda feminina caprichou nos detalhes, de aviamentos às lavagens mais intensas, como a estampa de pele de animal estonada e os degradês.
Em 2012, a Ton Âge completa 30 anos de mercado. A data serviu de inspiração para o inverno e volta a ser tratada na coleção de verão que a marca gaúcha de moda feminina lançou no final de abril, durante o Minas Trend Preview (MW). Só que para a estação, a equipe foi buscar referências na década de 1920, misturando romantismo e sofisticação.
Na linha de jeans, com cerca de 60 modelos, que correspondem a 40% de toda a coleção, a marca trata esses elementos ao optar por efeitos degradê, dip dye, estampas de pele animal estonadas, além de metalizados e lavagens vintage com rasgos e puídos, explica Manoela Pinheiro Machado, estilista da Ton Âge.
A peça-chave da linha são as calças cropped, em denim quase raw, com rebites, botões e cinto de corrente dourados, e barra dobrada, aponta Laís Helena Machado, diretora presidente da empresa. A cropped estampada tem corte sequinho, cores pasteis e estonadas.
A modelagem flare continua no verão, depois de aparecer no inverno da marca, ganhando versão em denim branco. Da mesma forma, os shorts resistem às temporadas. Para reforçar o estilo vintage, ganham rasgos e desfiados, combinados à malha metalizada dourada, tachas, rebordados com paetês ou em estampas de lenço, descreve Manoela.
“As etiquetas são outro diferencial da marca: corais, estonadas, em couro metalizado ou de pele com silk, ganham ferragens em cobre rosado ou dourados”, acrescenta a estilista.
Canal de vendas diferente
Instalada em Porto Alegre, capital gaúcha, a Ton Âge vende apenas para multimarcas, algo em torno a 300 lojas, calcula Laís. Mas, diferentemente da maioria das marcas, esses compradores não são atendidos por representantes comerciais ou lojas de pronta-entrega. A Ton Âge comercializa suas coleções integralmente através da participação em quatro salões de negócios, começando pelo MW, em Minas Gerais, depois segue para as cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Gramado, no Rio Grande do Sul.
A produção do jeans é tercerizada, enquanto a linha de roupas casual chique da marca é feita em fábrica própria.
fotos: divulgação (Fernando Engllert)