Fabricante de impressoras DTG tem parceria comercial no Brasil com o Grupo Bloom
A fim de apresentar a linha de impressoras DTG (direct-to-garment) e DTF (direct-to-fabrics), a israelense Kornit Digital monta uma print farm na Febratex 2022, feira de máquinas e serviços que termina hoje, 26, em Blumenau (SC). Em setor reservado, a empresa compôs um circuito reproduzindo o fluxo de trabalho de uma área de impressão sob demanda.
Para produtos acabados, mostrou em funcionamento a Atlas Max, equipamento que imprime a estampa diretamente nas roupas, capaz de produzir em torno de 60 mil camisetas por mês. No lugar de pré-umedecer uma peça de roupa, imprimir os desenhos e aplicar um agente de fixação separadamente como no processo tradicional de serigrafia, as impressoras DTG realizam todas as três etapas juntas. Depois da impressão, passam pela cura.
O circuito da Kornit na Febratex incluiu a impressora DTG Presto que imprime diretamente no rolo de tecido.
A comercialização das impressoras DTG visa marcas e varejistas que operam no ecommerce. É uma forma de otimizar estoques, uma vez que a empresa não precisaria fazer apostas de estampas para camisetas, ou outras peças, podendo imprimir a imagem escolhida pelo consumidor sob demanda, explica Israel Kenan, CEO da Kornit para o Brasil.
Para o jeans, ele avalia que o maior interesse seria para recuperar peças que teriam perdido valor comercial, com estampas que preservam cores vibrantes em alta resolução, permitem efeito de relevo e simulam bordados.
CLIENTES NO BRASIL
Ele conta que para empresas que atuam com ecommerce recomenda a instalação de print farm, que pode começar com duas impressoras e uma esteira, no centro de distribuição da marca ou varejista. Kenan diz que no Brasil tem Reserva e Renner entre os clientes que já usam impressoras DTG. Outro segmento são as empresas que prestam serviços para atender marcas e varejistas com produção pequena.
No exterior, o maior cliente é a Amazon, que usa DTG para as marcas próprias.
O circuito de fluxo de trabalho da Febratex reproduz o ambiente do centro Texperience que o Grupo Bloom inaugurou em maio em Barueri, em São Paulo, ocupando área de mil metros quadrados.
fotos: divulgação da Kornit, com trabalhos aplicados no jeans