Para o anúncio local, fabricante mostrou o preview de dois artigos das novas coleções que Vicunha e Canatiba anunciam em novembro.
A Lycra fez o lançamento para o mercado brasileiro da fibra de elastano FreeFit. A tecnologia envolve não apenas um novo fio. Também compreende uma estrutura de tecidos diferentes para chegar ao resultado desejado. A tecnologia FreeFit propõe alta elasticidade, com menos compressão, mas mantendo a capacidade de recuperação da forma original. Diferentemente da Lycra Beauty, o objetivo do produto não é modelar o corpo.
“Para a construção do tecido, é preciso reduzir a densidade de urdume e trama para que o elastano possa ter mais espaço para trabalhar”, disse em palestra de lançamento, Jocimar Faé, técnico de mercado e desenvolvimento da Lycra no Brasil. Com isso, o alongamento é suave (menos compressão) e retém a forma.
Com essa tecnologia, a Vicunha lançou o Paolo, um denim de tingimento azul, de peso recomendado para confecção de calças (9,6oz). Segundo Patrícia Ribeiro, gerente de desenvolvimento de produto da área de denim do fabricante, ao FreeFit foi adicionada tecnologia proprietária, de modo que o tecido conta com “alto stretch e baixissimo encolhimento”. Tem 1,27 metro de largura, 68% de estiramento. O encolhimento de urdume é da ordem de 2% e na trama de 6%. O novo artigo que pertence à família Perfect Fit tem composição em 87% algodão, 10% elastomultiester e 3% elastano.
A Canatiba fez o preview do New Mother FreeFit, produzido com sua tecnologia Duo Core. A nova base alcança 55% de elasticidade e apresenta encolhimento de 10%. “É um encolhimento baixo olhando para tecidos com a mesma elasticidade”, destaca Ivna Barreto, gerente de marketing da empresa. O produto lançado tem 7,5oz de peso e largura de 1,40 metro. Combina 88% de algodão, 8% de elastomultiester e 4% de elastano.
GUIA DE COMO TRATAR O DENIM ELASTIZADO
Na programação do evento de lançamento do FreeFit, a Lycra incluiu palestra sobre as melhores práticas de trabalhar tecidos elastizados, de denim e sarja, em confecções e lavanderias. A base do trabalho foi pesquisa realizada com empresas brasileiras, na qual o fabricante detectou os principais problemas encontrados em diferentes momentos. Da escolha do tecido aos efeitos aplicados em lavanderia, passando por armazenagem, corte, modelagem e costura. Desse levantamento resultou um guia prático, com nove procedimentos recomendados às confecções.