Assim como mostraram as passarelas internacionais, as grifes locais preparam novidades para o verão 2010, como vestidos curtos e compridos, saias volumosas, camisas com babados
A diversificação das formas do jeans encontra terreno entre as marcas brasileiras que atendem o mercado de moda feminina. A carioca Oh,Boy! trilha esse caminho de aplicar o denim além das calças, desde a coleção do verão 2009. “A calça jeans se populariza muito e acaba se tornando repetitiva, então pensei em inovar”, explica Ed Dantas, estilista de jeans da marca. Para as duas coleções de 2009 – verão e inverno -, a Oh, Boy! desenvolveu vestidos longos, vestidos curtos, saias volumosas que fogem ao modelo tradicional, salopetes e camisa com babado.
Outra marca que vem trabalhando com peças diferenciadas é a catarinense Dopping. “Há algumas coleções apostamos em peças com volume e caimento e elas ganham cada vez mais espaço”, explica Sarita Del Pozzo, estilista da marca. Ela avalia que a tendência tem a ver com o fato de que o denim proporciona a diversidade. “Sem contar que a moda atual está revisitando outras décadas e a referência agora são os anos 80, época em que camisas e vestidos em jeans estavam no auge. Isso prova que as tendências são cíclicas, mas creio que essas peças vão continuar na moda por um bom tempo”, acrescenta Sarita.
Ao buscar oferecer modelos que combinem conforto com estilo, a marca paulista MOB decidiu apostar em peças variadas a partir da coleção de inverno 2009, lançada em fevereiro. “Percebi que as mulheres gostam de estar arrumadas e ao mesmo tempo confortáveis no dia a dia, por isso, decidi incorporar na coleção peças em jeans que cabem em qualquer ocasião, como vestidos e saias fluidas”, explica Camila Soares, estilista da Mob.
A Opera Rock optou pela mistura do denim com outros tipos de tecido plano, tanto no inverno 2009 como no verão 2010. “Optei por trabalhar com essas misturas para trazer uma cara fashion, atual, pois se a peça não for bem executada, existe a possibilidade de cair no brega, então, é preciso tomar cuidado”, destaca Bilu Casadei, estilista da Opera Rock. A marca prepara modelos de vestidos, macaquinhos e shorts com volumes para a próxima coleção.
A Wattz afirma que sempre incluiu vestidos e saias em suas coleções, mas identificou aumento da procura por esse tipo de peças, que tem refletido nas vendas. “Com a expansão do consumo, pesquisamos quais são os gostos do consumidor para elaborar e incluir mais modelos nas próximas coleções”, conta Wallace Vieira, proprietário da Wattz.
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