Lançamentos de Body Work, Insider, Liz e Live! combinam moda com inovação têxtil.
Marcas de moda íntima e fitness investem cada vez mais em tecidos produzidos com fios tecnológicos que tragam proteção e ofereçam bem-estar a quem veste as roupas que confeccionam. Lançamentos recentes escolheram propriedades que variam de repelência ao mosquito da dengue, entre outros insetos transmissores de doenças, até auxílio à recuperação muscular. Ou adesão a fibras têxteis certificadas que usam material reciclado na produção.
BODYWORK E EMANA
Marca de performance da Riachuelo, a BodyWork lança coleção de legging e bermuda com tecnologia que auxilia na recuperação muscular, melhora a elasticidade da pele e contribui para a diminuição dos sinais de celulite. São produtos que utilizam Emana, poliamida de alta tecnologia da Rhodia. De acordo com a marca, a tecnologia Emana permite que as roupas utilizem a energia natural do corpo para estimular a microcirculação sanguínea. “Graças aos minerais inseridos no DNA do fio, o Emana absorve o calor do corpo humano e emite raios infravermelhos longos de volta para a pele”, observa o comunicado de imprensa da varejista.
Por enquanto, a linha Emana da BodyWork está à venda em 35 lojas físicas da rede, além do e-commerce e app.
INSIDER CONTRA DENGUE
Assim como na pandemia de covid-19 durante a qual a marca lançou máscaras faciais de proteção que receberam tratamento à base de prata, a Insider decidiu lançar camisetas com propriedades que afastam o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, doença cujo aumento de casos levou o ministério da Saúde a lançar o Plano de Contigência Nacional para dengue, chikungunya e zika.
“Ao repelir o mosquito Aedes Aegypti, a Tech T-Shirt Mosquito Repeller pode ajudar no combate a outras doenças transmitidas por esse vetor, como zika, chikungunya e febre amarela urbana. Também é eficaz contra o mosquito Anopheles, transmissor da malária; o mosquito palha, causador da leishmaniose; além de carrapato-estrela, vetores da febre maculosa e da doença de Lime”, garante a empresa em comunicado distribuído à imprensa.
As camisetas são confeccionadas em tecido modal que recebe tratamento têxtil à base de permetrina, que é um inseticida sintético derivado de um composto natural encontrado nas flores de crisântemo. A aplicação é segura para humanos. “Os benefícios da camiseta repelente são perceptíveis a uma distância de até 20 centímetros do tecido, reduzindo em até 90% os pousos de insetos na roupa e em sua área circundante”, acrescenta o comunicado.
Outras marcas também investem em roupas que recebem tratamento à base de permetrina, como a Extreme UV e a Speedo. Ambas informam que a proteção dura até em torno de 100 lavagens domésticas. Consultada, a Insider não respondeu acerca do prazo de proteção.
FIOS ESPECIAIS DA LYCRA NA LIZ E NA LIVE!
Conforme a The Lycra Company, a Live! é a primeira marca a lançar comercialmente no mundo uma coleção com o fio Lycra Ecomade bioderivado. Esse fio contém ao menos 70% de conteúdo renovável e certificado pela USDA Bio-Preferred Program. A marca de moda fitness utilizou o tecido Upfit para produzir coleção feminina com legging, bermuda, top e macacão.
Fundada em 2022, a Live! tem produção própria para quase a totalidade do que vende, com pequena parcela terceirizada ou importada.
A Liz também consta entre as marcas que investem em fios tecnológicos com lançamentos recentes. Para essa marca de moda íntima, a The Lycra Company forneceu a tecnologia Adaptiv. Conforme o fabricante de fibras, trata-se do primeiro lançamento com a tecnologia Lycra Adaptiv em lingerie sem costura na América Latina. A linha de roupa íntima Adaptive Skinbreez que a Liz desenvolveu é composta por calcinha, sutiã, bermuda e body. De acordo com a marca, são peças desenvolvidas sem costura, de modo a se ajustarem a diversos tipos de corpos com conforto, sem perder capacidade de stretch e compressão.
A Liz informa ainda que o tecido da linha Adaptive Skinbreez emprega também a poliamida Sensil Breeze. De acordo com o fabricante, essa tecnologia consegue reduzir a temperatura corporal em até 1.5 grau Celsius, proporcionando sensação de frescor.
fotos: divulgação