Diversificação faz parte do plano de crescimento da confecção catarinense
Com sede em Blumenau, a marca de jeanswear Naguchi tem 13 anos. Desde 2000, a marca assumiu um novo posicionamento que privilegia clientes multimarcas. A nova estratégia rendeu um bom crescimento à empresa, que deve superar as vendas de 2005 em 25%. Nos próximos dois anos, o plano da confecção é dobrar o faturamento. A trajetória rumo a esse objetivo começa com o lançamento da linha masculina no verão 2007.
A Naguchi, que conta hoje com 150 funcionários, começou como loja no Sul e era procurada por lojistas interessados em revender as peças da marca. Os clientes desconhecidos não satisfaziam mais a direção da empresa que desejava encontrar seus produtos em lojas que garantissem uma boa exposição para as roupas dela.
Há seis anos voltou o foco para lojas multimarcas selecionadas. O esquema de vendas deixou de ser pronta-entrega e passou a ser feito por meio de seis representantes comerciais. “Nosso foco é ser a marca líder em vendas nas multimarcas em que atuamos”, afirma Eugênio Warmling, gerente de vendas da Nagushi.
Além das multimarcas as peças da Nagushi podem ser encontradas em uma das cinco lojas próprias em Santa Catarina. O executivo comenta que essas unidades servem como laboratório para avaliar como o consumidor está reagindo.
A Nagushi ocupa hoje o segundo lugar em vendas no segmento jovem na região sul do Brasil, perdendo apenas para a Colcci, segundo o próprio Warmling. O jeans representa 35% das vendas da empresa, cujo valor ele não informa. A maior parte da confecção é produzida internamente. As peças em denim são confeccionadas por terceiros, bem como os processos de lavanderia, bordado e estamparia. A Naguchi lança por coleção uma linha com cerca de 450 peças. Uma calça jeans custa em média R$ 75,00 – para o consumidor final deve chegar por volta de R$ 150,00.
A coleção verão 2007 estréia a linha masculina até então inexistente. “O lançamento aconteceu em função da demanda dos clientes, tanto consumidor final quanto as multimarcas”, explica o gerente. Para atingir as metas, além da diversificação, a Nagushi planeja avançar nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. “O mercado é bastante concorrido e São Paulo tem a característica de comprar em shopping, lugares dominados por lojas franqueadas”, explica o executivo, revelando o projeto da empresa abrir showroom na capital paulista em data ainda indefinida.
Outros planos são aumentar a exportação que hoje acontece para Espanha,França, Estados Unidos, Martinica e para Cuba. A ilha de Fidel, segundo o executivo adorou a moda vinda de Blumenau.