Inspirada na própria história, a empresa lança a coleção Oriente-se, dividida entre os temas Toy Art, Folk, Energy e New Raves
Junto com a festa de comemoração dos 20 anos, a Newcolor lançou a coleção para o inverno 2009. Embora dividida em quatro linhas, que passeiam por direções diversas, a ênfase do lançamento foi na Toy Art. Tanto que os mostruários entregues aos representantes comerciais foram criados na forma de caixas com três estampas diferentes de Toy Art.
São cem produtos, separados entre os temas Toy Art, Folk, Energy e New Raves. De acordo com Rosa Maria do Canto, presidente da Newcolor, 20% do catálogo é produzido a partir de material reciclado. “Essa característica encarece o produto, porque é caro transformar esse material”, observa a executiva, acrescentando que os produtos feitos de material reciclado representam de 5 a 6% das vendas totais.
Entre os itens reciclados estão garrafas PET, filtro de café, latas de alumínio, casca de arroz, caixa de leite. “Na nova coleção, um dos destaques são os tags impregnados com essência de canela”, ressalta Jaque Ávila, do núcleo de criação da Newcolor, que ganhou dos colegas o apelido de Rainha da Sucata, pela disposição em encontrar materiais inusitados, que testa para incorporar na produção.
À frente da empresa desde 2002, quando assumiu o comando por força de um drama familiar, Rosa imprimiu uma nova personalidade à Newcolor, que mescla práticas de preservação ambiental no ambiente produtivo e como cultura da empresa, que recicla 2 toneladas de material sintético recolhido a cada60 dias por uma fábrica de calçados do Rio Grande do Sul.
A Newcolor também apóia diversos projetos de cunho social, como o trabalho desenvolvido com as crianças do Bairro da Juventude e da Associação de Ex-Presidiários e Ex-Mulheres de Rua, ambas da região de Criciúma.
*a jornalista viajou a convite da Newcolor
fotos: divulgação