Consultora destaca as propostas apresentadas por marcas formadoras de opinião durante a Bread & Butter Barcelona – Inverno 2008/2009
Feira de muitos desejos, muita informação e extremamente lotada. Simplesmente é emocionante poder estar presente mais uma vez a mais uma edição da Bread & Butter Barcelona, conectada a grandes criadores e grandes marcas.
A cada edição, muitas revelações! Falamos da melhor feira de jeans do mundo, onde podemos sustentar a palavra de ordem: denim – uniforme do mundo.
O slogan desta edição bem poderia ser:
· Ver o comum de modo incomum
· Criar o inusitado
· Criar e brincar com as formas
· Abusar da criatividade
· Provar novas formas e sensações
· Assimetria presente na maior parte das coleções
Nesta edição, o evento esteve muito dinâmico e extremamente colorido. Muitas marcas formadoras de opinião mantiveram a proposta de coleções passadas, assim como outras desceram alguns degraus em relação à filosofia e a criatividade exibida em eventos anteriores, talvez, em função de não buscar soluções por meio de novas formas e sensações.
As coleções
A seguir farei um breve relato a respeito das grifes que estão fazendo a diferença e aparecem com novas e inusitadas propostas. Vamos a essa grande viagem, repleta de muita aventura e talento. Vamos?
G-STAR
Marca com filosofia, originalidade e muita identidade. A G-Star, além de ter forte apelo, é uma marca que se destaca pela filosofia interessantes de democratização do luxo. Nesta edição da feira, a coleção apresenta peças bem elaboradas, muita alfaiataria no denim e, mais uma vez, cobriu meus olhos e meu coração de muita satisfação.
As fontes de inspiração da marca: collector clothings, old magazines, old pictures, lover of old pictures, look around e New York, descreve Pierre Morisset, nosso grande inspirador e designer da marca. As estações não interferem na criação: No Season!!!
HILFIGER DENIM
Coleção inspirada em New York, Lower East Side. Descobriram três ruas: Rivington, Bowery e Ludlow, que contêm a essência de Hilfiger Denim. Historicamente, esse era o lugar onde o sonho americano começou. A coleção é startada e o sonho começa! Reparem bem nos pequenos detalhes da coleção e a sutileza das peças elaboradas e concebidas com muito conceito.
SALSA
Muita bossa, estilo, assimetria, recortes e mais recortes, palas sobrepostas, muito zíper, detalhes inusitados e muita, muita criatividade. Filosofia extremamente centrada na construção e criação de peças bem elaboradas através da melhor escolha de matéria-prima, o design da peça, a proposta de lavanderia, os acabamentos e a exposição dos produtos.Coleção com muita originalidade e brasilidade, que reflete a forte proposta da marca de escrever uma história pessoal e intransferível a respeito do denim no mercado internacional. O slogan da Salsa: “Se você provar uma peça, vai usá-la para sempre”.
REPLAY
Proposta de visual merchandising inserida na filosofia da marca. A coleção segue com a proposta totalmente vintage em releitura extremamente urbanística. A coleção feminina está inserida em atmosfera boêmia, que interpreta o estilo arte e craft até mesmo nos mínimos detalhes. Retorno e ênfase aos anos 70. A cultura hippie refletida nas peças femininas.
A coleção masculina inspirou-se nos anos 20 dos esportes, onde as peças refletem uma mente totalmente livre e solta do passado.
TRUTH OF DARE
Revelation of the year! Presente no mercado europeu há apenas três anos, a marca vem numa crescente tanto em proposta de coleção, produtos e visual merchandising, quanto em filosofia. O objetivo é expandir os negócios no mercado internacional. Apresentou uma coleção temática, muito excitante e embasada em ter momentos de alegria e relax. As peças são muito elaboradas, com certos cuidados e sem excessos.
EDWIN
Sabemos que, desde 2003, a marca está nas mãos de uma empresa suíça, a Edwin Europe AG. Conquistou o mercado através de proposta inusitadas de técnicas de lavagens e por desenvolver tecidos exclusivos e extremamente diferenciados. Proposta muito séria e criativa, com destaque para a linha premium.
KILLAH
Do mesmo grupo da Energie e da Miss Sixty, a marca fashion embasada em um mundo lifestyle, desprovida de compromissos; tem muita ironia e criatividade em todas as peças. Muito brilho, muita informação acrescentada na coleção com alquimia e muito critério. Proposta cuidada. Destaque para a calça pantalona, que vem disputando lugar com a skinny.
KUYICHI
Formadora de opinião e marca mundialmente reconhecida por explorar o algodão orgânico, Kuyich is a style conscious!
Filosofia da marca: cria estilo e tem muita consciência ao conceber a coleção: toda a matéria-prima é orgânica.
THE END
Bom, acho que estamos chegando apenas ao começo de grandes revelações e de sonhos, atrações, o despertar do coração. Acabo sempre fazendo uma declaração de amor ao jeans…eu entro de azul?
Mônica Seabra é consultora de moda e idéias
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fotos: Mônica Seabra