Santista avalia o ano melhor que o esperado

Santista avalia o ano melhor que o esperado

Empresa não desacelerou investimentos e lança coleção do inverno 2024 com nove artigos.

Apesar da cautela em função da queda do mercado brasileiro registrada a partir de novembro, a Santista manteve o cronograma de seu plano de investimentos, a ser concluído em 2024. “Entramos este ano bastante cautelosos. E nos surpreendemos. Planejamos para baixo e foi melhor do que o esperado”, avalia Newton Coelho, diretor de negócios da Santista, fabricante de denim e sarja para os mercados de moda e roupas profissionais.

Santista avalia o ano melhor que o esperado

Ele entende que com um portfólio adequado de produtos e um mercado alvo bem definido as vendas prosperam. “Estamos preparados para dias melhores, e vivendo passo a passo, cuidando da conservação de caixa, do planejamento adequado de produção e venda, do controle da alavacagem da empresa”, avalia o diretor da Santista.

Como parte dos investimentos, ele cita que as fábricas do Brasil e da Argentina receberam teares e filatórios novos. O diretor conta que a primeira fase do plano de investimentos esteve voltada à expansão de capacidade produtiva. Atualmente, o foco é de renovação industrial e diversificação de tingimento e acabamentos. A Santista opera duas fábricas no Brasil, ambas no interior de São Paulo, nas cidades de Tatuí e Americana, além de uma fábrica na Argentina, na província de Tucamán. Juntas, essas plantas sustentam capacidade para 80 milhões de metros por ano.

INVESTIMENTO EM GENTE

Nesse período, além dos investimentos industriais, o executivo destaca o programa de cultura e engajamento, criado há dois anos e que se mantém ativo com bons resultados em termos de produtividade e clima organizacional, salienta. O processo incluiu a constituição da academia de líderes, pela qual passaram até o momento cerca de cem profissionais da empresa para treinamento em liderança, gestão e comunicação.

Mas o executivo da Santista avalia que o programa resulta em outras ações como trocar o sistema de climatização da fábrica na área de tecelagem por sugestão dos colaboradores, e que está em fase de instalação. Quando a substituição estiver concluída permitirá, por exemplo, dispensar o uso de máscara nessa área, que hoje é obrigatório, explica Coelho. Atualmente, a empresa emprega em torno de 3 mil colaboradores.

LANÇAMENTOS DO INVERNO 2024

Santista avalia o ano melhor que o esperado

Para o inverno 2024, a Santista anuncia nove artigos para a primeira rodada de lançamentos de moda do ano. Um deles da família de flats e oito da família de denim.

:: Flat UP PT
99% algodão e 1% de elastano, com stretch de 30%.
Peso de 10,6oz, e pronto para tingir nas cores da estação.

:: White Denim UP em versão elastizada
99% algodão e 1% de elastano com 23% stretch.
Peso 11,1oz para ser empregado no acabamento cru, recomenda a empresa.

:: New Soft UP
99% algodão e 1% de elastano com 21% stretch.
Peso de 11,4oz e tingimento Soft Blue.

:: Unique
99% algodão e 1% de elastano com 20% de stretch.
Peso de 10,8oz e tingimento Índigo Blue.

:: North
97% algodão e 3% de elastano com 58% de stretch.
Peso 9,7oz e tingimento Lazuli.

:: New John
98% algodão e 2% de elastano com 30% de stretch.
Peso de 8,9oz e tingimento Sky Blue.

:: Noble
98% algodão e 2% de elastano com 43% de stretch.
Peso de 8,7oz e tingimento Índigo Blue.

:: Holiday Galaxy
83% algodão, 15% de poliéster e 2% de elastano com 34% de stretch.
Peso de 9,4oz e tingimento Galaxy.

:: Dakota Mix Black
78% algodão, 21% de poliéster e 1% de elastano com 54% de stretch.
Peso de 9,4oz, consttução cetim e tingimento black com trama black.

fotos: divulgação