Os 23 novos produtos foram apresentados como parte da programação do circuito de palestras de moda organizado pela empresa, que começou nesta terça-feira, 12
Como parte da programação do Bureau Santista, circuito de palestras sobre tendências de moda que começou pela cidade de São Paulo nesta terça-feira, 12, a empresa anunciou o lançamento da coleção do verão 2009, composta de 23 novos produtos. Entre as novidades da linha denim, a empresa destaca o Craft, que combina azul e cinza; o Luna, com acabamento em resina prata brilhante; o Heaven, de azul intenso proporcionado pela trama e urdume tintos em índigo; e o Eclipse, denim preto, que muda de cor dependendo do processo empregado para a desengomagem – sem sal ou com sal, quando ganha o sobretingimento em vermelho.
A Santista aposta no bi-stretch Duo (elastano na trama e no urdume) que, nesta coleção, ganhou versão em 9 oz. A anterior tinha 11 oz. A linha Sportswear preferiu a mistura de fibras nos artigos Ramie e Harmony, além de tecidos mais leves.
Tendências do denim
O vintage para o denim é a principal indicação do Bureau Santista. Na palestra, Sueli Pereira, gerente de moda e design da empresa, destacou os pontos que o mercado global de jeans tem trabalhado para manter os consumidores motivados: criatividade no desenvolvimento da coleção; preocupação com design, concepção e funcionalidade do produto; acabamento dos materiais; engajamento social e ambiental da marca.
A seguir os tópicos apontados pela pesquisa realizada pela equipe de moda
:: Cores
· Cor está bastante presente nas coleções. “Mas como existe um grande medo de trabalhar com cor, uma opção é trabalhar com resina colorida”, aponta Sueli. São cores fortes, como o vermelho e o púrpura usados pela Pepe Jeans, suavizadas em processos de lavanderia, como o used ou jato de pigmento branco
· Cores calmas associadas a fibras naturais, refletidas no denim em azuis intensos a diluídos
· Cores aráveis, próprias do trabalho no campo, que abrem espaço para o denim de tons esverdeados
· Cores opacas, em denim sobretinto
· Contraste de cores
:: Visual
· Mix de texturas
· Aspecto rústico e gasto
· Pontos em x
· Ourelas renovadas
· Manchados com tinta, óleo ou ferrugem; respingos; revestimento gesso
· Puídos com cuidados para preservar; desbotados; amassados
· Técnicas novas de tie-dye; marmorizado; patchwork
· Busca pelo efeito inesperado e aspecto de obra única, como a aplicação de rasgos aparentemente aleatórios sobre os quais são aplicados patches feitos de sobras do próprio denim
· Versão vintage com interpretação apoiada em técnicas mais contemporâneas, nas quais tecido e acabamento ganham papel relevante
· Lavagens mais claras
· Alto contraste aplicado com técnicas manuais
· Sobretingimento colorido em lavanderia ou de fábrica
· Trama tinta
· Variedade de tons de denim (puro, avermelhado, acinzentado, esverdeado)
· Peças de aparência limpa, sem vestígio de migração, por processos de redução ou aplicação de ozônio
· Aspecto flat, marmorizado ou toques diferenciados, mediante uso de resinas
· Vincos e riscos feitos com muita elaboração
· Lixados assimétricos
· Mofo
:: Formas
· Calças tailandesas
· Macacões
· Jaquetas alongadas
· Estruturas atemporais
· Jogo de volumes
· Bolsos duplos
· Botões forrados
· Cortes de alfaitaria com toque mais casual
· Coleções autorais, nas quais seja possível reconhecer as peculiaridades do criador (estilista ou marca)
· volumes exagerados e inspiração em armarinhos para o inverno 2009
Efeitos com resina em lavanderia
Quase todos os efeitos que se aplicam às direções identificadas para o verão 2009 apontam para o uso intensivo de resinas. São efeitos de tridimensionalidade, plastificados, emborrachados, metalizados, manchados, sobretingimento com resina colorida ou com brilho, manutenção da cor, toque (armado, liso, empapelado). A onda vintage encontrou nas resinas bons aliados, mas que dependem de apuro técnico.
A palestra dedicada às lavanderias traçou um panorama dos tipos de resinas vendidas no mercado brasileiro – cross linking (glioxálicas e melamínicas) e formadoras de filmes (acrílicas e poliuretanas)
· As cross linking: reagem entre si e requerem catalisadores; afetam a resistência do tecido; melhoram a estabilidade do tecido; servem para memorizar a fibra, por isso são usadas para fazer vincos, bigodes
· As formadoras de filmes: não reagem com a fibra; não alteram a resistência da fibra; interferem no toque dependendo do nível de dureza do filme usado; em geral, não precisam de catalisadores; servem para processos de pigmentação, contribuem para bigodes tridimensionais, amassados, diferenciação de toques
Também foram listadas uma série de dicas que podem afetar o uso das resinas como: peso, construção e composição do tecido; tipo do fio; nunca testar a resistência do tecido resinado logo após a saída do forno, o melhor é esperar esfriar; calibrar o termômetro do forno ou da prensa; preferível prolongar o tempo em temperatura mais baixa do que o contrário; entre outras informações.
fotos GBLjeans