Texpal apresenta as novidades de moda para o verão 2008/09

O evento, que reuniu estilista e empresários no Senac Lapa, destacou efeitos de brilho, plastificado, floral a laser e formas geométricas como os principais elementos da próxima estação

A quarta edição do evento de moda da Texpal Química, realizado hoje, 12, em São Paulo (SP), trouxe uma gama de possibilidades em estamparia e mostrou as tendências do verão 2008/09. Itinerante, o Identidade Texpal teve início em Blumenau (SC), no dia 30 de janeiro, e terminará em Fortaleza (CE), nesta quinta-feira, 14. Nesta edição, a platéia foi convidada a refletir, através das novas tendências da moda, sobre a responsabilidade de cada um na preservação do planeta. No sul, os 310 presentes superaram as expectativas da organização, enquanto em São Paulo, a platéia foi um pouco mais tímida, 150 pessoas.

Sempre sobre o mesmo pano de fundo, a preservação ambiental e os elementos da natureza, a estilista Solange Wassano passeou pelos temas da Estação das Novas Energias Positivas: Insolação – verão intenso; Ondulação – corpo e água; Mineral – elegância esculpida; Diáfano – delicadeza do passado em materiais high tech; Mutação – aquecimento global; e Super – atitudes positivas.

Ao contrário do inverno, quando marrons e tons discretos invadiam as cartelas, o verão busca inspiração nas altas temperaturas e apresenta um jogo de cores que traz o laranja, em várias nuances, ao lado do roxo. O mar está presente em verdes que lembram o oceano e no azul e suas derivações, com destaque para o turquesa. Dos minerais, foram extraídos os tons pastéis que ajudam a compor a cartela de cores mais claras, ideal para tecidos translúcidos. O brilho inspirado em plástico e cristais dágua está bastante presente na temporada de verão.

O flower power é uma forte tendência que se expressa por meio dos patchworks. Cabem florais gigantescos, ocupando toda a peça, ou caleidoscópios se espalhando pelo tecido. Florais cortados a laser aplicados na peça pronta dão acabamento especial às roupas, criando novas possibilidades em estampas e sobreposições. Além dos florais, a estamparia vem com listras e vale brincar com a estrutura dos tecidos; geometria minimalista também é bem-vinda. Mas, a estilista aposta mesmo na saturação das cores. Segundo Solange, a intensidade das cores vivas é muito presente na próxima estação. Ênfase no vermelho e rosa.

As formas variam do clássico ao over. Vale de tudo um pouco, look madame, com destaque para moldes longilíneos e justos, assim como cabem plissados, cortes arredondados contrapondo-se aos estruturados. O look masculino é sóbrio, mas encontra espaço para inspirações em safáris e no estilo retrô, que continua sendo uma forte tendência para o denim.

Jeans vintage

As referências do jeans foram trazidas da última Bread & Butter Barcelona, realizada mês passado. Solange ressalta o jeans com aparência vintage. “Continuam os bigodes arredondados em vários pontos da peças; vale desbotamentos e tudo o mais necessário para que a peça pareça naturalmente envelhecida”, observa. Nesse sentido, a lavagem mais indicada é a délavé, que ajuda a acentuar o contraste da trama. Nessa temporada, as calças vêm menos skinny, afirma a estilista. Os cortes são mais retos e a cintura alta continua tendo lugar reservado.