Fornecedores investem para estreitar o vínculo com os estilistas
Em busca de conquistar o cliente, as marcas que trabalham com jeans procuram se diferenciar da concorrência buscando inovações. Por conta disso, é de praxe as empresas de aviamentos desenvolverem produtos personalizados para cada grife. O diferencial da concorrência entre os fornecedores, agora, passa pela diversificação da cesta de serviços oferecida aos clientes.
A Haco, que atua na produção de etiquetas, lança na primeira quinzena de agosto o espaço Style House, localizado na cidade do Rio de Janeiro, com a intenção de ser um ambiente de permanente pesquisa e desenvolvimento dirigido a profissionais da moda.
O projeto promove o encontro entre o departamento de estilo e desenvolvimento das empresas parceiras com a equipe de criação da Haco para sessões de brainstorming, acreditando que dessa maneira podem surgir temas e coleções de acordo com as tendências mundiais e a identidade de cada grife. Com isso, as peças tendem a ganhar um design personalizado, o que agrega um maior valor ao produto e intensifica o diferencial e a exclusividade de cada concepção, entende o fabricante.
Há três anos, a Tecnoblu criou um comitê de inovação formado por estilistas, pessoal de desenvolvimento e operários e encarregado de propor novos produtos para a empresa. O modelo deu tão certo que, em março, virou uma outra linha de negócios – o Estúdio Tecnoblu (ET), para prestar serviços de criação.
“Com a evolução da cadeia têxtil e cada vez mais direcionada com as tendências de moda, os complementos decorativos de uma peça jeans ganham muito destaque. Uma etiqueta, um tag, um puxador devem trazer a alma da marca do cliente. É uma grande oportunidade que a marca tem para personalizar, identificar, conceituar seu produto”, afirma Bruna Schaefer Buerger, responsável pelo marketing da Tecnoblu.
Entre as novidades ela destaca o uso de tags gigantes e inusitados. “São muito elaborados e procuram transmitir a essência da marca e das peças jeans em questão”, afirma Bruna.
Fragrância e estilo
A NewColor Etiquetas adotou um modelo pelo qual o profissional de moda da empresa vai até o cliente. “Quando vamos oferecer nosso produto para as marcas, não mandamos apenas um representante de vendas mostrar o catálogo com as coleções. Além dele, vai um profissional de moda que tem a chance de explicar determinados pontos com mais propriedade”, explica Lelo Souza, coordenador da equipe de estilo do fabricante, que atende marcas como Ellus e TNG.
Embora essa forma de atendimento ao cliente ainda esteja em fase de implantação, Souza diz estar bastante satisfeito. “Os resultados práticos têm sido fantásticos. Já notamos o crescimento das vendas”, afirma o coordenador sem informar volume de vendas.
Ainda de acordo com ele, várias marcas que a empresa atende nos estados de São Paulo e Paraná já pedem tags e etiquetas com fragrâncias próprias. “A linha de aromáticos começa a chamar atenção e deve ganhar cada vez mais espaço”, prevê.
Mais coleções ao longo do ano
A aposta da YKK, produtora de botões metálicos e zíperes, na briga por clientes e pela fidelização, foi lançar coleções reduzidas, porém, com um menor intervalo de tempo. “O mercado necessita de informação, portanto, acreditamos que uma melhora nas vendas pode se dar por meio de mais lançamentos ao longo do ano, mesmo que a quantidade de material apresentado em cada coleção seja menor”, avalia Mauro Alberto Fliguel, gerente de vendas da divisão de botões e rebites da YKK no Brasil.
Segundo João Bezerra, diretor da Etical, que trabalha com a elaboração de tags e etiquetas há 11 anos e tem as marcas C&A e Esplanada entre seus clientes, 95% da produção da empresa correspondem a peças personalizadas. “A vantagem competitiva está na constante busca por novidades e no desempenho do representante comercial. Esses aspectos são pontos fundamentais”, conclui o executivo, que conta com a sede da empresa localizada na cidade de Caruaru, em Pernambuco, mas mantém profissionais prospectando clientes em outros estados.
fotos: divulgação e GBLjeans