Junto com o lançamento, a empresa anunciou a nova estrutura de marcas globais do grupo, que adotou Tavex, para a linha jeanswear, e Santista, para roupas profissionais
O grupo Tavex anunciou que passa a operar com duas marcas globais de produtos – Tavex, para a linha jeanswear, e Santista, para roupas profissionais. Assim, desaparece do mercado de jeans a marca Santista Têxtil. A nova estrutura de marcas do grupo, que resulta de pesquisa encomendada a Future Brands, foi apresentada, ontem, 12, no Brasil, junto com o lançamento da coleção de verão 2010.
O anúncio marca o fim do ciclo de transição, iniciado com a fusão, em 2006, da espanhola Tavex Algodonera e a brasileira Santista. A unidade de negócios Jeanswear, engloba as divisões denim e flats (antiga linha sportswear). A nova coleção chega embalada pela identidade global, lançando 23 produtos.
A coleção Vision traz os produtos com lançamento mundial simultâneo, com destaque para o Shuttle, produzido à moda antiga, em tear de lançadeira, com ourela em vermelho, 100% algodão e largura útil de 88 centímetros. Esse grupo inclui mais quatro novidades, como o Organic Denim.
A coleção Icon abrange as famílias Icon, Glass e Trendy, além da malha Indifio. Entre os resinados especiais, a Tavex destaca o Glass Touch com toque extra macio.
A coleção Free embute as duas opções de Duo (9 e 10,5 oz). Nesse grupo, a empresa destaca o Fresh, um 10 oz com inovação em cores.
A Flats Collection contribui com dois lançamentos, um da família Icon e outro, da Up & Down.
Estilo da estação
Para a coleção denominada de Welcome to Tavex World, o Bureau Tavex trabalhou direções de estilo para o mercado jovem, agora chamado de Denim Nations, sob os conceitos Naturalistic, Modern Retrô e Summer Blues. Os caminhos do jeans na estação foram tratados por Sueli Pereira, gerente de moda e design da empresa, em evento encerrado com palestra de Maria Janssen, editora de mercado jovem da WGSN.
Efeitos
:: Peças alvejadas
:: Estampas em padrões fotográficos
:: Índigo escuro
:: Índigo cru ligeiramente amaciado
:: Tingimentos naturais (café, chá, frutas)
:: Tons de frutas combinados com o cru
:: Grandes manchas e borrões
:: Reservas servindo de contraste
:: Desbote irregular
:: Degradê
:: Tie-dye
:: Craquelados
:: Estampas florais no lugar de pele de animal
:: Marmorizado
:: Rasgos
:: Puídos
:: Cortes a laser
:: Batik colorido
:: Wash camuflagem
Formas
:: Silhuetas clássicas retrabalhadas
:: Vestidos trapézio
:: Short com cintura alta
:: Short boyfriend
:: Jardineiras
:: Salopetes
:: Camisas masculinas em denim leve
:: Calça em estilo pareô
:: Saia em cumprimeiro midi
:: Peças unissex
:: Pantalonas
:: Calça bootcut
:: Largas, geométricas
:: Jaquetas
:: Coletes com mangas como se tivessem sido cortadas a navalha
Detalhes
:: Zíper no entrepernas
:: Intervenções reproduzindo trabalhos manuais como bordados (por exemplo, :: ponto em cruz), crochê, rendas, macramê
:: Franzidos e pregas
:: Amarrações na cintura
:: Mistura de materiais
:: Barra da calça dobrada ao melhor estilo Marlon Brando
Expectativa para 2009
A Tavex encerrou 2008 com 200 milhões de metros produzidos em 11 fábricas. O desempenho anual foi considerado excelente, mas a empresa reviu o planejamento para 2009 no último trimestre acompanhando a crise que se abateu sobre o mercado financeiro dos Estados Unidos em setembro e foi se alastrando em cadeia, contaminando a economia mundial.
“Trabalhamos com planejamento moderado, mas não temos fábrica parada. Acreditamos que mesmo dentro de um contexto de crise há espaço para oferecer diferenciais”, destaca Dorivaldo Ferreira, diretor comercial para a América do Sul da Tavex. Segundo o executivo, a expectativa para 2009 é repetir os resultados do ano passado em produção e faturamento.
Preocupação apenas com o nível de emprego no Brasil e a variação cambial do real, indicadores monitorados de perto. “Se o nível de empregos e o câmbio (valor do real frente ao dólar) se mantiverem, melhora bastante a competitividade da indústria nacional”, argumenta Ferreira.
fotos: GBLjeans / divulgação