Produtos foram desenvolvidos para tingir peças prontas em sarja PT ou malha que em seguida sofrerão desgastes por corrosão.
Para acompanhar a tendência internacional de usar na sarja colorida os mesmos efeitos de lavanderia aplicados sobre peças confeccionadas em denim, a Texpal Química colocou no mercado uma nova classe de corantes desbotáveis, que propõe um processo de tingimento pelo qual as peças depois de prontas podem sofrer desgastes por corrosão até deixar o fundo branco, se essa for a intenção. Sensíveis ao cloro e ao permanganato de potássio, os corantes da família ColorFlex facilitam o trabalho em lavanderia, substituindo outros processos mais demorados e complexos para chegar a resultados semelhantes.
Os novos corantes tingem peças em sarja ou malha PT (pronta para tingir), inclusive aquelas com poliéster ou elastano na composição. A empresa explica que as vantagens da nova linha vão além da facilidade de corrosão. O processo de tingimento também é mais rápido, variando entre 30 e 40 minutos; economiza energia por trabalhar em temperatura entre 40º e 60ºC, mais amena que a faixa de 60 a 90°C encontrada no tingimento com corantes tradicionais. E por ter boa fixação, sem migrar na lavagem, consome menos água, garante o fabricante.
A nova linha oferece seis cores puras – azul, amarelo, vermelho, azul brilhante, rubi e turquesa – que podem ser misturadas criando outras tonalidades. “Nossa preocupação hoje – tanto para malha quanto para denim – é desenvolver produtos e processos que facilitem, e muito, o trabalho em lavanderia e em estamparia, de forma que as empresas obtenham efeitos diferentes de uma maneira simples e rápida”, afirma Norberto Canelada Campos, diretor da Texpal. Além dos contrastes mais intensos, os novos corantes tornam mais fácil a aplicação de outros efeitos de lavanderia, como tie dye ou degradê em bases como sarja colorida e malha, destaca a empresa.
- Foto 1
- Foto 2
- Foto 3