Data foi alterada a fim de alinhar a estratégia da empresa e mostrar as 14 novidades ao mercado global na mesma época, como o superelastizado Lola, com 55% de power.
Ainda como parte da reestruturação anunciada em abril, pela qual a companhia foi dividida em duas unidades de negócios (denim e workwear), a Tavex aproveitou o lançamento da coleção do verão 2014/2015 para completar o alinhamento global. Começou antecipando o anúncio das novidades no Brasil em praticamente um mês, já que o verão passado foi mostrado ao mercado local em dezembro. Outra decisão foi aposentar a marca Bureau Tavex, substituída por Tavex ID a partir do verão para delimitar a nova fase.
Segundo Gilberto Mestriner Stocche, diretor geral para os negócios de denim no Brasil e na América do Norte, o novo posicionamento não é apenas de comunicação. “Assim como a pesquisa, o desenvolvimento da coleção é global, mantendo as características regionais que têm que ser respeitadas”, disse o executivo ao GBLjeans. Ele acrescenta que houve também racionalização das fábricas, envolvendo adequação de capacidade à demanda, redução de pessoal e estoque, medidas que melhoraram os resultados financeiros, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o balanço da companhia, publicado no início do mês, embora ainda opere com prejuízo, a Tavex conseguiu reduzir as perdas em 17,2% nos primeiros noves do ano sobre igual período de 2012.
“A empresa está mais motivada em relação ao nosso futuro do que estávamos no ano passado”, assegura o diretor, prevendo para 2014 “aumento em volume mais potente”. Ele acredita em expansão de produção entre 10 e 12%, na unidade de denim, que incorporou também a sarja para moda (linha de Flats). A nova coleção foi mostrada ao Brasil uma semana depois do anúncio em Los Angeles, nos Estados Unidos, e uma antes da Denim by Première Vision, em Paris, França.
Novidades do SS15
O evento de lançamento da Tavex inaugurou, ainda, uma maneira diferente de organizar os produtos, que passam a girar em torno de quatro ilhas conceituais. Uma delas é a Denim Couture, sob a qual está a maioria dos novos produtos e que reúne artigos de aspecto sofisticado, de toque e acabamento especiais, resume Lilian Kurosaki, gerente de marketing da Tavex. A outra é a Runway, onde ficam as estruturas não convencionais, como o denim que parece malha. A terceira é a Absolut Fit, abrigando os tecidos superelastizados; e a Denim Therapy, sob a qual estão os artigos que provêm bem estar.
Para além dessas quatro famílias, os produtos foram acomodados em linhas de acordo com as características técnicas: Tri-Blend (máxima elasticidade para mulheres); Fitness (artigos direcionados sobretudo ao mercado masculino); Jeather Denim; Dualtex (denim dupla face); além da Icon (com os tecidos em 100% algodão). Cada uma contou com pelo menos um lançamento. São 14 novos produtos, apenas de denim nesta estação, conta Lilian.
Entre as principais novidades, ela cita o Lola, cujo stretch alcança 55% em construção leve, de 6,9oz, que combina 74% de algodão, 23% de poliéster e 3% de elastano. O Svelt faz parte da família Denim Therapy, mas, já é tratado pelos clientes como o ‘denim da celulite’, por conter no acabamento o princípio ativo usado na indústria de cosmético para combater a celulite. É uma base em 98% algodão e 2% de elastano, peso de 9,8oz e power de 38%. Quanto mais justa a calça, melhor os resultados, garante a gerente, porque o tecido fica bem próximo da pele liberando as substâncias. Ela observa que o princípio ativo suportaria pelo menos 40 lavagens caseiras antes de começar a perder suas propriedades.
O Passion faz parte da linha Tri-Blend, o ‘denim da bailarina’. Em tingimento puro índigo, tem 91% de algodão, 7% da fibra T400 e 2% de elastano, em base de 9oz de peso e 32% de power. Já o Dub é da família Runway. É um denim maquinetado pesado (11,7oz), com cara de malha e bastante elástico (48% de stretch) em base que combina 69% algodão, 30% poliéster e 1% de elastano. O Block pertence à família Dualtex e conta com acabamento resinado colorido no avesso em tom de terra, fazendo contraste com o azul do lado direito. Trata-se de um denim elastizado, com stretch de conforto (21%), peso de 10,7oz, em 99% algodão e 1% de elastano.
A Tavex incluiu mais duas cores na linha de jeather – vermelho (Blade) e azul (Pollux), com acabamento que permite estonagem. Ambos contam com base 99% algodão e 1 % elastano, peso de 7,5 oz e strech de 30%. Lilian explica que o jeather é exemplo de produto regionalizado. Só tem no Brasil. Por razões de mercado e técnicas (em função do tipo de maquinário disponível nas fábricas).
Direções da moda e roadshow
De acordo com a palestra apresentada por Sueli Pereira, gerente de moda e design da Tavex, a coleção trabalhou três temas: Neoapprentice, que defende soluções práticas, atemporais e bons materiais; Flamboyant, capta a moda das ruas, misturando com elementos de resgate da cultura africana; e Sky Gazer, com “estética hi-tech, efêmera e universal”.
Ela informa que o roteiro de lançamentos pelo Brasil começa esta semana, com a apresentação na quinta-feira, 28 de novembro, em Cianorte (PR) e na quinta seguinte, 5 de dezembro, é a vez de Criciúma (SC), terminando em Jaraguá (GO), em 11 de dezembro. O roadshow recomeça no final de janeiro em Belo Horizonte/MG (28) e termina em Fortaleza, no Ceará, dois dias depois (30). Segundo Sueli, o roteiro vai incluir Rio do Sul, em Santa Catarina, em data a ser divulgada.
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