Com nova coleção, a empresa cria tecido para disputar o mercado de calçados e bolsas
Durante a Colombiatex, no final de janeiro, o grupo Vicunha faz o lançamento oficial da coleção de brins coloridos para o verão 2008. A linha será reforçada com nove novos artigos, somando 27 itens. Junto com a nova coleção, a empresa anuncia a decisão de entrar em outros segmentos de moda. Com o Truck, tecido de 11 oz com resina repelente, a empresa pretende fornecer material para fabricantes de calçados, bolsas, cintos e artigos de decoração.
Um dos apelos a ser explorado para disputar o novo segmento é a prestação de serviços focada na criação personalizada de desenhos e estampas, estratégia que a empresa adotou neste semestre para o mercado tradicional com bons resultados, explica Mirella Motta, gerente de marketing da divisão de coloridos do grupo Vicunha.
“No segmento de moda, a gente está fazendo um trabalho de personalização com desenhos exclusivos e estamparia em cima das bases que a gente produz. Além de ter lançado na coleção camuflados, animal prints e xadrezes”, conta a executiva. Tecidos com estampas exclusivas foram comercializados para TNG, Riachuelo, Richard’s, Siberian, entre outras marcas.
Além das estampas exclusivas, a Vicunha procurou fugir ainda mais dos básicos na nova coleção recorrendo a acabamentos que potencializam os efeitos diferenciados criados em lavanderia, trabalhando com os mesmos conceitos aplicados ao denim. “Também incluímos vários artigos com elastano, inclusive para o público masculino; com efeitos de ring e cross ring; além de canvas com elastano”, enumera Mirella.
Exportação
Ao investir nos diferenciados na linha de coloridos, a intenção da empresa é se distanciar da briga de preços que castigou o mercado brasileiro de jeans este ano. “Os produtos diferenciados proporcionam melhores margens para toda a cadeia – da tecelagem ao lojista”, avalia a gerente. “Vendemos bem diferenciados até para a China”, ressalta ela.
A exportação representa uma fatia importante dos resultados da divisão. As vendas externas respondem por 35% do total de brins comercializado pela empresa, diz a executiva sem revelar valores. Os principais destinos, além da China, incluem a Colômbia, a Argentina e países da Europa. A integração comercial entre Brasil e Colômbia, aliás, servirá de fundo para a composição do estande da Vicunha na Colombiatex. A referência será Cartagena, a cidade colombiana tombada pela Unesco em 1984 como patrimônio mundial cultural e histórico da humanidade e que é um dos principais pólos turísticos daquele país.