Fabricante leva novos produtos para a SS27 exibindo criações de designers da América Latina para reforçar força criativa da região

A Vicunha Têxtil apresenta a coleção SS 2027 durante a feira Kingpins, em Amsterdã, entre hoje e amanhã, 16 de outubro. Para essa participação, o fabricante de denim e denim colour convidou 6 designers latino-americanos, do Brasil e da Colômbia, para desenvolverem um olhar contemporâneo sobre o denim, combinando tradição local, reaproveitamento de materiais e valorização da diversidade criativa da região.
Conforme a empresa, a identidade cultural latino-americana vem despertando crescente interesse na Europa, especialmente em segmentos ligados a música, artes plásticas, cinema e moda. Dessa colaboração participam o brasileiro Lindebergue Fernandes e os colombianos Carolina Ronderos, Ana Torres (Bless Handmade Style), Patricia Mejía, Jorge Orozco e Alejandro Crocker.
“Moda é transformação. Para a Vicunha, o denim deve impulsionar mudanças de forma contínua, plural e sustentável. Mais que tecidos, criamos conexões que unem identidade, responsabilidade e inovação. Sempre buscando unir o melhor do passado com novas soluções que nos orientem ao futuro”, declarou em comunicado à imprensa sobre a nova coleção German Alejandro Silva, diretor executivo comercial e de marketing da Vicunha.
COLEÇÃO EUROPEIA
De acordo com a Vicunha, a coleção mostrada na Kingpins para SS 2027 envolve cores, tingimentos e acabamentos alinhados às tendências europeias. Está dividida em cinco famílias conceituais de produtos. A Legacy Touch reúne tecidos de aparência da década de 1990, com toque macio e fibras sustentáveis, combinando nostalgia e tecnologia ecoeficiente de produção.
Na Flexy Form, o fabricante coloca os artigos de alta elasticidade. Para a família Beyond Blues, reservou os tecidos de algodão bases prontas para tingimento. Como o nome sugere, a Airsoft abrange artigos com misturas de fibras, respiráveis e tons claros.
Denim Next é a expressão máxima da inovação com texturas dimensionais, tramas marcantes e acabamentos experimentais, oferecendo uma releitura contemporânea do jeans clássico, ressalta a empresa no comunicado.
Cada designer convidado, desenvolveu peças usando tecidos da Vicunha e exposta no estande da empresa na Kingpins.
CAROLINA RONDEROS
O trabalho da estilista busca a fusão entre saberes ancestrais, experimentação têxtil, upcycling e criação de superfícies.
Tecido: Broker Plus
BLESS HANDMADE STYLE
Marca de Ana Torres parte da paixão por arte, moda e artesanato feito por mulheres de projetos sociais. Valoriza as fibras naturais.
Tecido: White Jeans 9.5
LINDEBERGUE
Lindebergue Fernandes é um dos ícones da moda autoral no nordeste do Brasil, dando visibilidade à identidade cultural do Ceará. Nesta colaboração com a Vicunha, ele usa de retalhos para formar um mosaico de texturas.
Tecido: Mix de tecidos
PATRICIA MEJÍA
A equipe de artesãos dela mergulha na tradição da sapataria, retrabalhando materiais de forma a criar produtos que se tornam expressões da identidade colombiana. São peças feitas à mão, em edição limitada.
Tecido: Pietro Regen
JORGE OROZCO
Um dos grandes nomes do denim contemporâneo colombiano, ressalta a Vicunha. Com sua marca, ele reinventa esse tecido a partir de uma abordagem sustentável e urbana, descreve a empresa.
Tecido: Pietro Regen
ALEJANDRO CROCKER
Alejandro Crocker impulsiona um novo conceito de luxo consciente na Colômbia, transformando resíduos têxteis em peças com valor social e estético, observa a Vicunha.
Tecido: Nicolas
foto: divulgação