A multimarcas de Barretos tem cinco lojas na cidade e o jeans como carro-chefe de vendas para atender consumidores de 12 a 50 anos
A Arlete Boutique, multimarcas de Barretos, cidade ao norte do interior de São Paulo, está há 40 anos no mercado. São cinco lojas na cidade que atendem o público feminino e masculino com faixa etária entre 12 e 50 anos, de classes variadas. O jeans representa 90% dos negócios da rede de lojas, que investe R$ 1 milhão em peças para a estação de verão, a principal. A loja trabalha com as marcas de jeans Sawary, Bivik, TVZ, Chopper, Trama, Equus, Abusiva, Tretiore, Tan Tan e Shoulder.
Como cada loja está direcionada a um público diferente, o formato e a localização também mudam. Assim, a rede controlada pela família Peroni mantém unidades em shopping center e na rua: a Arlete Magazine, vende as linhas consideradas mais populares para homens e mulheres; a Arlete Boutique é só para mulheres; a Arlete In Shopping, comercializa peças para homens e mulheres; a Arlete, a primeira a ser criada, com moda clássica; e a Bia Bela More, a loja infantil da rede.
Para a coleção de verão são compradas 100 mil peças entre 150 modelos de jeans, e outros de tecidos planos, acessórios, calçados e malharia. “Durante a coleção de verão, as vendas crescem devido à tradicional festa do Peão Boiadeiro e às festas de fim de ano, por isso, o investimento é mais alto”, explica André Peroni, um dos três proprietários das lojas.
As compras em showroom são feitas pelas outras duas sócias, a mãe, Arlete Peroni, e a mulher, Andréa Peroni, que viajam à capital paulista de duas a quatro vezes por mês. A loja se abastece tanto fazendo pedidos diretamente aos representantes de algumas das marcas como em pronta-entrega. As peças e as marcas são escolhidas de acordo com o perfil e o gosto das clientes, resume o empresário. Toda semana chegam novos modelos nas cinco lojas, que totalizam 120 funcionários.
O começo
A Arlete Boutique começou com uma pequena loja na cidade, vendendo a moda clássica voltada para as jovens senhoras. Arlete Peroni era a única proprietária da multimarcas até seu filho, André, entrar no negócio e abrir outra loja com um novo perfil. “Há 15 anos decidi abrir mais uma Arlete, mas com a minha cara, com uma moda casual, voltada ao country. Essa era uma necessidade da época, essa moda do dia-a-dia nunca supria as minhas vontades e a dos meus amigos, então, tive essa idéia de focar no público mais jovem e despojado”, lembra ele.
Segundo Peroni, no início, o jeans tinha uma participação pequena, de 20% dentro da Arlete Boutique, e só ganhou força com a abertura da loja voltada ao público jovem e ao estilo country. “A partir da abertura dessa loja sob meu comando fomos crescendo até chegarmos às cinco lojas”. Atualmente, a Arlete perdeu um pouco o conceito de moda country que tinha no passado.
Perfil da cidade – Barretos
PIB de R$ 1,3 bilhão
0,18% PIB São Paulo
0,06% PIB Brasil
108 mil habitantes
438 km da capital paulista
Temperatura – verão (30 a 38ºC) / inverno (13 a 20ºC)
fotos: divulgação