Para a loja de Guararema, que está há dez anos no mercado, outro fator de sucesso é conhecer o consumidor e manter uma boa relação com as marcas com as quais trabalha
Localizada em Guararema, no interior de São Paulo, a multimarcas Empório investe em propiciar conforto na hora das compras para atrair novos clientes. O pátio do casarão antigo que abriga a loja foi reformado, a fim de abrir espaço para ser instalada uma área onde os clientes possam tomar um café e relaxar. Iniciado em janeiro, o projeto consumiu cerca de R$ 15 mil e, agora, o espaço passa pelos últimos detalhes de decoração e paisagismo para ser inaugurado junto com a chegada das coleções para o verão 2009, em setembro.
“Para sobreviver no mercado, é preciso oferecer serviço e uma grande variedade de opções de produto para que o cliente ache o que procura dentro da loja. O público da Empório é o do consumidor acostumado a ser bem atendido e, por isso, fizemos esse novo espaço, para cativar o cliente por esse diferencial e atraí-lo a comprar aqui ao invés de outros lugares”, explica Monica Marques, proprietária da Empório.
A loja comercializa marcas como Cavalera, Carmim, Ellus, Levi´s, Triton, MOB, Timberland, Y|Man, Stroke, Canal e Index, e oferece de 800 a mil novas peças mensalmente para homens e muheres. De acordo com Monica, são comprados cerca de 200 modelos diferentes de cada uma das marcas, que são entregues semanalmente na loja. “Optamos pela entrega dos produtos de maneira dividida, pois, dessa forma, temos novidades todas as semanas e isso agrada o cliente”, conta.
Sempre atrás das novidades e pesquisando sobre tendências, a empresária escolhe as marcas com as quais trabalha analisando aquelas que se destacam no mercado e com o estilo mais próximo do público que atende. “Em Guararema, as pessoas costumam fazer montaria e esportes radicais, então, não adianta comprar as roupas somente pela tendência. É preciso também analisar o que há de melhor dentro de cada coleção e comprar o que o público vai usar, o que tem a ver com ele, senão as mercadorias não saem da loja”, conclui Monica.
No mercado há dez anos, a multimarcas foi aberta para preencher uma neccesidade no mercado de Guararema, que contava com lojas populares e elitizadas, mas não casuais como a Emporio, lembra Monica. Para conquistar as primeiras marcas comercializadas na empresa, foram procuradas confecções em evidência e que estivessem dispostas a fazer negócios com uma loja de uma cidade tão pequena – atualmente, Guararema, . Por esse motivo, a Empório segue fiel às marcas que revende. Produtos da Levi´s e da Carmim são vendidos desde a abertura da empresa, por exemplo.
Perfil da cidade – Guararema
PIB de R$ 364,16 milhões
0,05% PIB São Paulo
0,01% PIB Brasil
25 mil habitantes
75 km da capital paulista
Temperatura – verão, média de 25ºC (dia) e 15ºC (noite)