Entre os planos anunciados está o do grupo Banana Danger, que prepara entrada na linha bebê
Ampliar a área comercial, iniciar uma franquia, inaugurar mais lojas, ampliar o leque de marcas e lançar marca própria são exemplos de projetos em estudo para o planejamento dos expositores da FIT para o próximo ano.
Com produção anual de 300 mil peças somando suas três linhas, o grupo Banana Danger começou há 26 anos, sendo a primeira grife brasileira a fazer linha surf para meninos entre 8 e 16 anos. “Depois de oito anos, os pedidos de modelos para crianças menores levaram à criação da Banana Kids e, quatro anos depois, da linha voltada às meninas, a Blinkie. Para nós, o mercado kids tem muito mais consumo do que o teen, porque a criança pequena tende a perder roupas mais rápido. Nosso próximo passo é a linha bebê”, informa Sérgio H. Fernandes, diretor do grupo.
Em entrevista ao portal GBLjeans, em maio passado, Georges Touma, proprietário da GMT, confecção localizada em Londrina (PR), anunciou o plano da empresa de lançar marca própria, no início de 2009.
Enquanto comemora a venda de 4 mil peças só no primeiro dia da feira e mais de um mês de produção com as 10 mil comercializadas nos quatro dias, a Disorder planeja criar uma franquia quando estiver mais estabilizada no mercado. “Os maiores obstáculos que vemos hoje, porém, são a concorrência desleal da China e de alguns pólos nacionais de produção, além da conhecida tributação brasileira, que é muito alta”, contrapõe o gerente comercial da marca, Rogério Marcos Rossato.
Prestes a completar dez anos, em janeiro, a Piang Pee, de Cerquilho, interior de São Paulo, sonha em abrir loja própria para atender o varejo. “Quando meus filhos crescerem para poder me ajudar”, brinca Sueli Alcâncio, proprietária da empresa.
Ela conta que a empresa começou concentrada no jeans. “Mas ampliamos o leque para malharia, a fim de oferecer o que vestir na parte de cima. Nossas vendas são 60% a linha bebê e 40% o teen”, explica Sueli, que produz, atualmente, em média, 12 mil peças por mês, sendo 7 mil delas em jeans.