A capilaridade é garantida pelo grande número de representantes comerciais contratados
A paranaense GMT, nove anos de mercado, trabalha com o licenciamento das marcas Barbie, Hot Wheels e Spider Man, além de atender grandes magazines, como Renner e Marisa. “Hoje temos 40 representantes, mas pretendemos chegar a 50 em nível Brasil. Nosso foco está no jeans e nos tecidos planos em geral, somados à malharia, e, agora, estamos entrando em um novo setor, o de acessórios”, complementa Georges Touma, diretor da empresa.
Apesar do apelo de oferecer estampas em silk, bordados e detalhes de marcas já conhecidas e procuradas por crianças e adolescentes, Touma faz questão de esclarecer que a GMT oferece bem mais que personagens. “Investimos em moda e não só nas marcas licenciadas. Nossas peças têm tecidos de qualidade, modelagem cuidadosa e lavagens especiais, a exemplo do jeans com lurex, da lavagem com corrosão e do silk, ao invés do transfer”, destaca o executivo, que prepara a inauguração do showroom da empresa na capital paulista.
Muitos representantes, poucas lojas próprias e revendas multimarcas: este é o perfil predominante das marcas que trouxeram suas coleções para a FIT e que têm o jeans como parte importante de suas coleções. Com três marcas divididas por idade (Banana Kids do 1 aos 8 anos, Banana Danger dos 8 aos 18 anos e Blinkie para o público feminino juvenil), o grupo Banana Danger conta com uma rede de 1,2 mil multimarcas por coleção, que trabalham tanto com jeans como com malha e linha água.
Com showroom em São Paulo e parte da produção em Indaiatuba, cidade do interior paulista, a marca optou por terceirizar a confecção e a etapa de lavanderia. “Nosso grande investimento é na criação e pesquisa, desenvolvemos um produto muito focado e bem executado”, diz Sérgio H. Fernandes, diretor do grupo, que conta com uma equipe de oito pessoas na criação, sendo quatro delas estilistas.
A novata Disorder, que está no mercado há dois anos e apresentou a quarta coleção inteiramente dedicada ao público juvenil, prefere manter a produção em unidades espalhadas pelo interior de São Paulo, em Fernandópolis, e pelo Mato Grosso do Sul, já que a marca é nova, mas a confecção, não. “Nossa experiência vem da V2, voltada ao público masculino de todas as idades, que existe há 18 anos”, conta Rogério Marcos Rossaro, gerente comercial da marca.
Segundo ele, a empresa mantém estrutura própria de produção, confecção, modelagem, estamparia e lavanderia. Para escoar os produtos, a marca tem 19 representantes e 3 mil lojas multimarcas.
Com 16 anos de mercado e foco fortíssimo no jeans, a carioca Get Jeans conta com duas lojas próprias no Rio de Janeiro e a força de seus representantes, somada a atuação em feiras e vendas em lojas multimarcas, para alcançar todo o território nacional. “Trabalhamos com 15 modelos de jeans e apostamos em novidades como o degradê, o brim branco e o xadrez colorido. Produzimos aproximadamente 20 mil peças por mês sem terceirizar nada”, revela Andréia Lúcia
Dias, diretora da marca, que trabalha tanto com as linhas infanto-juvenil quanto adulto.
foto: GBLjeans (bermuda da linha masculina da GMT)