No lugar de criar seu próprio padrão, programa aproveita os protocolos disponíveis no mercado para atestar conformidade à MRSL.

ZDHC ou Zero discharge of hazardous chemicals foi o nome adotado por um grupo de empresas das áreas têxtil, de vestuário e calçados como resposta da indústria à campanha DeTox, do Greenpeace, em 2011. Nessa iniciativa, o grupo buscava liderar o setor no sentido de alcançar a descarga zero de produtos químicos perigosos. Inicialmente, a meta era para ser alcançada em 2020. Ainda não chegou lá, contudo, os trabalhos avançam.
Por meio dessa atividade colaborativa, o ZDHC estabeleceu práticas melhores de gerenciamento químico em toda a cadeia de valor. Daí nasceu ferramentas como a MRSL (Manufacturing Restricted Substances List), a lista que contém as substâncias restritas de fabricação. A lista contém produtos e substâncias restritivas, estabelecendo limites máximos toleráveis, e que devem ser controlados periodicamente através de testes laboratoriais, explica James Nadin, consultor que representa a Covolan nas reuniões internacionais do ZDHC.
A lista visa eliminar produtos químicos perigosos antes mesmo deles entrarem na cadeia de produção. Evoluiu para incluir as diretrizes para águas residuais e a plataforma Gateway, que funciona como banco de dados público de químicos para ser consultado online. Atualmente, inclui quase 10 mil produtos químicos em diferentes níveis de conformidade com a MRSL, informa a Fundação ZDHC, mantida por quase 200 membros colaboradores.
Também criou o RoadmapToZero para indicar caminhos seguros para a descarga zero de produtos químicos perigosos.
COMO ATENDER OS NÍVEIS DE CONFORMIDADE DO ZDHC
No lugar de criar seu próprio padrão, o ZDHC aceita certificado de terceiros para atestar conformidade à MRSL. “Para acelerar o impacto global da organização, decidimos desde o início não desenvolver nosso próprio sistema de certificação para a química de conformidade com o ZDHC MRSL, mas aproveitar os organismos de certificação existentes”, explicou em comunicado ao mercado Scott Echols, diretor do programa da ZDHC.
Até julho, o ZDHC mantinha colaboração com nove parceiros, entre certificadores e empresas de acreditação, para os três níveis de conformidade. Na verdade, são quatro. O Zero é uma declaração do fornecedor de que em seu processo de fabricação respeita a MRSL. Sem laudo de terceiros independentes. Portanto, como alerta a fundação, é o menor nível de confiança.
Para o reconhecimento de conformidade ao Nível 1, é exigida tão somente a revisão de terceiros da documentação ou relatório de teste analítico.
A certificação é exigência para os outros dois níveis, sendo que o 3 representa o nível mais alto de conformidade.
O ZDHC reconhece como de nível 3, o máximo em conformidade, as empresas com certificação:
- Eco Passport, da Oeko-Tex
- Bluesign
O GOTS (Global Organic Textile Standard) atende ao nível 1 de conformidade.
Não é permitida a reprodução total, ou parcial, do conteúdo publicado no Guia de Certificações, sem a prévia e expressa autorização da SPPress Editora.