A parceria com a Newcolor Etiquetas deu impulso ao projeto desenvolvido pela entidade
A ONG Bairro da Juventude lançou às vésperas do dia da Criança, no dia 11, o livro No Bairro, a Juventude Escreve Assim, que reúne histórias cotidianas e sobre a infância, escritas por crianças atendidas pela entidade. O grande impulso para o desenvolvimento do livro veio com o concurso Velha Infância, para o qual alunos da 3ª e 4ª séries do ensino fundamental fizeram desenhos e escreveram redações, respectivamente, sobre a infância. Os trabalhos vencedores foram publicados no book do inverno 2008 da fabricante de etiquetas Newcolor e os autores receberam de prêmio uma bicicleta e um computador.
“Era um projeto pequeno que, aos poucos, toma grandes proporções”, conta Ana Zugno, orientadora pedagógica do Bairro da Juventude e principal incentivadora do projeto do livro. “Escolhemos a turma da 4ª série, que já domina a escrita, e selecionamos 31 redações sobre o cotidiano. Juntamos isso com outras 18 histórias do concurso para o book da Newcolor e imprimimos o livro, que foi entregue aos alunos da entidade no Dia das Crianças”, explica a orientadora.
A entidade planeja o lançamento de um segundo livro. “Gostaríamos de começar esse novo projeto ainda este ano. Só precisamos de patrocínio”, diz Ana. No lançamento de No Bairro, a Juventude Escreve Assim, a ONG recebeu apoio de empresas da região – a Newcolor, a Sistema Informática e a Hidrodinâmica.
A ONG Bairro da Juventude fica em Criciúma (SC) e ajuda crianças e adolescentes entre quatro meses e 18 anos em situação de risco social ou pessoal. Fundada há 56 anos por iniciativa do Rotary Club, a entidade funciona como uma escola para educação infantil e ensino fundamental, além de oferecer cursos profissionalizantes para os mais velhos. E os que não estudam ali, participam das oficinas e laboratórios, como informática, música e esporte.