Marcas criam atendimento em Libras

Marcas criam atendimento em Libras

Opção para consumidores surdos está disponível no e-commerce de duas marcas de moda operadas pelo mesmo grupo, a Reserva e a Vans.

Marcas criam atendimento em Libras

Alguns varejistas brasileiros começaram a incluir atendimento em Libras em seus e-commerce de forma a atender consumidores surdos. Do grupo Arezzo&Co, a Reserva aproveitou o Dia Nacional da Educação de Surdos, 23 de abril, e estreou com o novo canal de atendimento como opção dentro da central de ajuda.

Conforme a empresa explicou em comunicado à imprensa, o atendimento em Libras é feito por equipe da empresa catarinense Pessoalize. Na nota, Rony Meisler, CEO da Reserva, declarou entender ser a ação um passo importante para atender essa comunidade. Ele espera “inspirar outras empresas para ações voltadas a este público”.

Pelo site, o consumidor que opte pelo atendimento em Libras tem que ativar microfone e câmera do computador ou do celular para realizar uma videochamada. Na Reserva, o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

A marca americana Vans operada no Brasil pela Arezzo&Co também conta com a opção em Libras na central de atendimento. Usa o mesmo sistema da Pessoalize, que tem gente para conversar com o consumidor.

ATENDIMENTO EM LIBRAS COMO MOVIMENTO DE INCLUSÃO

Libras é a Língua Brasileira de Sinais. Nem toda pessoa surda usa essa forma de comunicação. Geralmente é empregada por pessoas que não compreendem a língua portuguesa.

Alguns surdos fazem leitura labial para entender o que a outra pessoa fala e se expressam oralmente.

Dependendo da origem da surdez, alguns usam aparelho auditivo, comum de encontrar, por exemplo, em pessoas mais velhas que perderam a audição com o avanço da idade.

A Reserva cita dados do IBGE de que haveriam 10 milhões de pessoas, surdas ou com a audição comprometida, no Brasil. Não há dados, contudo, sobre a população que se comunica por Libras.