Projeto gaúcho apoiará brechós de moda

Projeto gaúcho Varejo Social apoiará brechós de moda

Inscrições para o Varejo Social, do Instituto Renner e o governo do RS, terminam em 9 de fevereiro

Projeto gaúcho Varejo Social apoiará brechós de moda

Até quinta-feira, 9 de fevereiro, instituições gaúchas que dispõem de brechós de artigos de moda, assim como bazares e lojinhas de usados, podem fazer inscrição para participar do projeto Varejo Social, iniciativa do governo do estado do Rio Grande do Sul patrocinada pelo Instituto Lojas Renner. Serão selecionadas 10 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com, pelo menos, dois anos de funcionamento, com anúncio do resultado em março.

O projeto Varejo Social envolve uma série de ações para qualificação de entidades e pessoas voltadas à geração de renda. OSCs são entidades privadas e sem fins lucrativos que participarão do processo por meio de edital público da Secretaria da Igualdade, Direitos Humanos, Cidadania e Assistência Social do estado, utilizando o benefício fiscal do pró-social, explica o Instituto Renner.

O apoio financeiro prevê o desembolso de no máximo R$15 mil para cada instituição, pagos em até três parcelas. Por comunicado de imprensa, o Instituto Renner explica que, além do repasse do recurso, será realizada a capacitação das entidades selecionadas. “O objetivo é aperfeiçoar suas habilidades de venda e qualificar seus espaços para melhorar a experiência dos clientes e aumentar a receita das organizações”, detalha a nota. A iniciativa terá duração de sete meses e treinamento conduzido em parceria com o Sebrae.

“O trabalho de apoio e assessoria que o projeto Varejo Social propôs contribui para que estas organizações qualifiquem essa modalidade de geração de renda através de consultoria em empreendedorismo e por meio do repasse de valores, para que possam qualificar seus espaços de venda”, declarou no comunicado, Gisa Nunez, diretora do departamento de projetos estratégicos da secretaria.

BALANÇO DE AÇÕES

Conforme o Instituto Lojas Renner, a entidade desenvolve e apoia projetos que promovem o “empoderamento econômico e social” na cadeia da moda, principalmente aqueles com participação de mulheres. Desde sua fundação, em 2008, investiu R$82 milhões em 984 projetos que beneficiaram 240 mil pessoas.