Mercado de brechós de moda cresce no país

Mercado de brechós de moda cresce no país

Franquia do Peça Rara chega a 90 lojas; Arena Baby tem meta de 150 pontos; e Shop2gether faz parceria com o Cansei e Vendi.

Apontados como opção imediata de moda circular, os brechós de moda crescem no Brasil. De alternativa para quem dispunha de pouco dinheiro na carteira, as revendas de usados receberam injeção de ânimo como second hand de luxo. Nessa onda global pela roupas usadas como forma de conter a produção e reduzir o impacto ambiental, o mercado de brechós de moda no Brasil pode crescer de 15% a 20% ao ano até 2030 , de acordo com projeções do Boston Consulting Group (BCG) em estudo elaborado em parceria com o Enjoei.

PEÇA RARA PREVÊ ABRIR 50 FRANQUIAS

Mercado de brechós de moda cresce no país - Peça Rara

Brechó que tem como sócios a atriz Deborah Secco, e o empresário José Carlos Semenzato, CEO do Grupo SMZTO, um dos ‘tubarões’ do programa de TV de reality show Shark Tank e dono de uma série de franquias em diferentes áreas, o Peça Rara foi fundado há 16 anos, em Brasília, por Bruna Vasconi, que continua à frente do negócio transformado em franquia e operando, atualmente com 90 lojas. Entre os franquiados, João Apolinário, proprietário da Polishop que adquiriu uma unidade.

O plano de expansão anunciado pelo Peça Rara é fechar 2023 com 140 unidades vendidas e atingir faturamento de R$190 milhões. O crescimento projetado passa por unidades em capitais como Curitiba, Florianópolis e Belém, além de cidades do interior com população acima de 100 mil habitantes.

Em 2022, o faturamento da franquia saltou 124%, chegando a R$95 milhões.

Além de roupa feminina, masculina e infantil, o Peça Rara comercializa itens de decoração para a casa como quadros, tapetes, vasos.

ARENA BABY FATUROU R$9 MILHÕES

Mercado de brechós de moda cresce no país - Arena Baby

Especializado em artigos para crianças pequenas, o Arena Baby opera uma rede de franquias que hoje reúne 150 pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Em 2022, o faturamento atingiu R$9 milhões. A expectativa da empresa é triplicar o valor até o fim de 2023, alcançando R$30 milhões.

Criado em 2015, pelos irmãos Giovanna Domiciano e Flávio Thenório a franquia de brechó e outlet infantil encerrou 2022 com 36 unidades. “Somente no primeiro trimestre [de 2023], inauguramos seis unidades pelo país, com recorde de faturamento e nossa expectativa é que em dezembro a Arena Baby tenha 150 unidades ativas”, afirma Flávio Thenório, em comunicado à imprensa.

SHOP2GETHER FAZ PARCERIA COM O CANSEI E VENDI

Mercado de brechós de moda cresce no país - Shop2gether

O Shop2gether, e-commerce de moda e lifestyle do Icomm Group, começa a atuar no segmento second hand fazendo a primeira parceria com o brechó de luxo Cansei e Vendi. O novo segmento da plataforma estará estacionado na aba 2ndshop. Começará a partir de uma curadoria com 200 produtos, entre bolsas, sapatos e roupas de marcas consagradas como Hermès, Chanel, Dior, Gucci.

“O 2ndshop é uma iniciativa do nosso calendário ESG, um projeto embrionário que já nasce pensando em expansão e trazendo novos parceiros. No futuro, estimamos que ele também seja um canal de revenda dos itens adquiridos no nosso e-shop, aumentando assim a vida útil das nossas peças”, declarou Ana Isabel de Carvalho Pinto (foto), CMO e cofundadora do Icomm Group, em comunicado à imprensa.

fotos: divulgação