Preços industriais diminuem em maio

Preços industriais diminuem em maio de 2023

Artigos têxteis, como tecidos, e roupas ficaram mais baratos no atacado em relação a abril.

Preços industriais diminuem em maio de 2023

Pela primeira vez no ano, os preços industriais de roupas diminuem. Em maio, apresentaram queda de 0,65% em relação a abril, mostra a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que calcula o IPP (Índice de Preços ao Produtor). Para a indústria têxtil, os preços de atacado em maio retornam à trajetória de baixa registrada no ano, depois do pontual aumento de abril. Caíram 1,19% em maio.

Os setores têxtil e de vestuário seguiram o desempenho da indústria em geral que segundo a pesquisa do IBGE mostrou variação de -3,07% em maio. Assim, completa quatro meses seguidos de preços industriais que diminuem. A exceção foi janeiro, com aumento de 0,29% na comparação com dezembro.

Conforme o IBGE, das 24 atividades industriais monitoradas pela pesquisa, 20 registraram recuo dos preços na ‘porta de fábrica’, ou seja, sem custo de impostos e fretes.

ACUMULADO DO ANO

Em cinco meses, de janeiro a maio, os preços industriais do setor têxtil também diminuem em relação a igual período de 2022. Acumulam queda de 3,02%.

Seguem o comportamento da indústria em geral, que anota recuo acumulado no período dos preços do atacado de -4,04%.

Já os preços de ‘porta de fábrica’ do vestuário mantêm variação positiva no acumulado do ano. Assinalam alta de 6,20% sobre igual período de 2022.

ACUMULADO DE 12 MESES

Também em 12 meses até maio de 2023, o setor têxtil tem queda acumulada de preços industriais. Registra recuo de 1,89%.

De acordo com a pesquisa do IBGE, a indústria do vestuário acumula alta de 8,93% nos últimos 12 meses até maio. É o primeiro resultado abaixo de 10% em quase dois anos.

A indústria brasileira como um todo assinala baixa acumulada de 9,20% nos preços de ‘porta de fábrica’ em 12 meses até maio.

GRÁFICOS EM LOOP

Com base nos dados do IBGE, o GBLjeans elabora gráficos que tornam a visualização mais rápida do desempenho dos dois setores industriais – têxtil e de vestuário, além da comparação com o resultado da indústria geral.

Os gráficos registram a variação mensal, no acumulado do ano e em 12 meses.

Mensalmente o IBGE revisa os dados com base em ajustes sazonais. Por isso, pode haver mudanças nos gráficos de um mês para o outro.

Use os comandos para consultar os dados: pode deixar a apresentação em loop; ou parar o loop para continuar em comando manual.