Pesquisa realizada pela Abit em parceria com Ministério da Indústria revela hábitos e costumes do consumo nacional
A maioria dos brasileiros prefere comprar suas roupas em lojas de rua, paga em dinheiro por elas e a referência de moda é a televisão. A fonte para esse breve perfil do consumidor nacional é a pesquisa sobre Usos, Hábitos e Costumes do Consumidor Brasileiro de Vestuário, realizada por parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
O estudo é bem mais extenso e está disponível para consulta pelo website da Abit. Foram consultadas 1,9 mil pessoas, de oito capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Recife e Salvador), com renda mensal variando de até R$ 510,00 a mais de R$ 10,2 mil, sendo distribuídas entre classes A, B, C e D.
Apenas os consumidores enquadrados como classe A têm o shopping center como principal destino de compras, preferência apontada por quase 72% deles. As lojas de rua estão entre a opção de apenas 26% desses consumidores.
A classe B tende ao equilíbrio, com ligeira preferência pelas lojas de rua, destino de 51% dos entrevistados, contra 44% que declaram preferir comprar roupa e artigos de moda em centros comerciais.
Lojas de rua abastecem 60% dos consumidores da classe C e 70% dos consumidores da classe D.
Dinheiro é o principal meio de pagamento, respondendo por 57% das transações. Mais uma vez, apenas a classe A saca mais o cartão de crédito, seguido de dinheiro, enquanto os cartões de loja assumem peso significativo nas classes C e D, depois de dinheiro e cartão de crédito, nessa ordem.
Televisão desponta como referência mandatória de moda, sendo fonte de inspiração para 70% do universo pesquisado, sem distinção de classe, muito embora o estudo não mencione quais ou que tipo de programas mais influeciariam na escolha.