Tecidos, vestuário e calçados tiveram queda de 3%.
As vendas de tecidos, vestuário e calçados no varejo caíram 3% em volume no mês de setembro comparado a agosto, registrando redução de 1,1% no acumulado do ano, de acordo com levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A receita ficou 2,7% menor em setembro sobre o mês anterior. O setor foi o que apresentou a maior baixa entre os pesquisados, seguido por livros, jornais, revistas e papelaria (-2,2%), e equipamentos e materiais de escritório, para informática e comunicação (-2,1). Em relação a agosto, a média geral do varejo registrou resultado positivo de 0,4% em volume e 0,7% em receita nominal.
Considerando igual mês do ano passado, as vendas de tecidos, vestuário e calçados tiveram alta de 0,2% no volume e de 4,7% na receita. Entre os 12 municípios pesquisados, o Ceará obteve a maior alta, com volumes 12,4% maiores . Santa Catarina e Pernambuco registraram expansão de 7,7% e 6,1% respectivamente. Bahia teve acréscimo de 4,7% no volume de vendas, Paraná de 3,8%, Rio de Janeiro de 0,7% e Espírito Santo de 0,4%.
Já a maior queda foi verificada em São Paulo, 5,7%. No ano, a redução foi de 6,1%. Além de São Paulo, outros quatro estados reduziram o volume de vendas em comparação com setembro do ano passado: Goiás (3,1%), Minas Gerais (2%), Distrito Federal (1,2%) e Rio Grande do Sul (0,3%).