Pesquisa do IBGE confirma projeção dos varejistas de aumento em outubro.

Como as projeções dos varejistas indicavam para outubro, crescem as vendas do varejo de moda. Pela Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o aumento sobre setembro foi de
0,60% em volume de vendas e de 2,40% em receita nominal. E a enquete da ABVTex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) aponta para expansão também em novembro, como no resultado do mês anterior.Moda, que inclui roupas, tecidos e calçados, foi das três atividades a apresentar variação positiva das vendas em relação a setembro. Os demais cinco segmentos analisados pela pesquisa do IBGE enfrentaram queda.
De modo geral, o comércio varejista brasileiro caiu 0,10% na comparação com setembro, completando três meses seguidos de taxa negativa.
Contudo, a receita nominal do setor apresentou alta de 0,70% em outubro.
PROJEÇÃO DA ABVTEX PARA NOVEMBRO
Para a entidade, a Black Friday impulsionou as vendas de novembro. “Registramos que 85% das redes varejistas associadas à ABVTex reportaram vendas maiores nas lojas físicas neste mês de novembro comparado ao mês anterior e foi 77% superior em comparação ao mesmo período do ano passado”, declarou Edmundo Lima, diretor executivo da entidade que representa do varejo de moda brasileiro, em comunicado distribuído à imprensa.
De cem marcas consultadas, 92% informaram que venderam mais também no ecommerce na comparação com outubro. Em relação a novembro de 2020, a expansão foi anotada por 83% delas.
ACUMULADO DO ANO ATÉ OUTUBRO
Conforme a pesquisa do IBGE, a tendência continua a apontar desempenho positivo no ano para a atividade. Crescem as vendas do varejo de moda para acumular alta até outubro de 20,40% em volume e de 24,90% em receita.
O comércio como um todo cresceu bem menos: 2,6% em volume sobre o período de janeiro a outubro de 2020. Contudo, a receita nominal acumula alta de 15,20%, refletindo a intensidade da inflação.
12 MESES
No acumulado de 12 meses até outubro, o varejo de moda mantém variação positiva. Cresceu 11,9% em volume no período, enquanto a receita nominal subiu 14,5%.
O desempenho do comércio como um todo foi bem mais contido em volume de vendas, registrando aumento de 2,6% nos últimos 12 meses. Já a receita acelerou 14,2% no período.
DESEMPENHO NOS ESTADOS
Todos os 12 estados que são destaque da pesquisa do IBGE continuam a acumular crescimento nas vendas do varejo de moda no acumulado até outubro. Da mesma forma o acumulado dos últimos 12 meses permanece com variação positiva.
DETALHES NOS GRÁFICOS
Clicando nas setas, confira a variação mensal das vendas do varejo de moda e geral. Também encontra a variação acumulada do varejo de moda entre janeiro e outubro do setor e por estado, além do acumulado nos últimos 12 meses.