IPP de têxteis e vestuário recua em outubro

IPP de têxteis e vestuário recua em outubro

No acumulado do ano, preços da indústria têxtil caem sobre 2022 e de roupas continuam em alta.

IPP de têxteis e vestuário recua em outubro

Depois da discreta variação positiva de setembro, o IPP (Índice de Preços ao Produtor) recua novamente em outubro para têxteis e vestuário. Medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a chamada inflação da indústria perdeu força ao longo de 2023. A exceção são os preços das confecções de vestuários que continuaram aumentando, acumulando alta no ano de 7,54% na comparação com iguais nove meses de 2022.

Em outubro, o IPP de têxteis recua 0,22%, enquanto o de vestuário cai 0,75%, conforme a pesquisa divulgada pelo IBGE na manhã desta quarta-feira, 29 de novembro. Já os preços de fábrica da indústria brasileira de modo geral sobem 1,11% em outubro. É a terceira alta seguida do IPP geral.

ACUMULADO

Se o IPP de vestuário mantém trajetória de alta no ano acima da inflação do varejo, o de têxteis anota queda de 6,17% em 9 meses quando comparado ao mesmo período de 2022. O recuo do IPP de têxteis está acima do comportamento dos preços industriais em geral que apresentam baixa acumulada de 4,43%.

Em 12 meses até outubro a variação é semelhante. Assim, o IPP de vestuário acumula alta de preços de 5,90%. O IBGE registra que o IPP de têxteis recua no período, com queda de 7,39%.

Já a indústria de modo geral tem baixa acumulada de 6,13% nos últimos 12 meses até outubro.

CONFIRA DETALHES NOS GRÁFICOS

Com base nos dados do IBGE, o GBLjeans elabora gráficos que registram a variação mensal, o acumulado do ano e de 12 meses da indústria geral, da indústria têxtil e da indústria do vestuário.

Mensalmente o IBGE revisa os dados com base em ajustes sazonais. Por isso, pode haver mudanças nos gráficos de um mês para o outro.

Use as setas para consultar os gráficos e fazer comparações entre variáveis.