IPP de vestuário aumenta 7,61% em 2023

IPP de vestuário aumenta 7,61% em 2023

Já os preços de fábricas dos têxteis no ano caem 7,14% em relação a 2022.

IPP de vestuário aumenta 7,61% em 2023

Ao longo de 2023, o IPP de vestuário oscilou bastante, mas encerra 2023 com preço de atacado em alta e aumenta 7,14% em relação a 2022. Apesar de elevado, o resultado aponta para desaceleração, quando se olha a trajetória inflacionária na indústria de vestuário que disparou mediante as consequências da covid-19 na economia. Medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Índice de Preços ao Produtor é considerado a inflação da indústria.

Se o IPP de vestuário aumenta em 2023, o da indústria têxtil mostra acomodação no ano com baixa acumulada dos preços de fábrica de 7,14% em relação a 2022. É a primeira vez desde 2010, quando o IBGE iniciou essa série, que a indústria têxtil apresenta variação negativa de um ano para o outro.

A atividade acompanhou o desempenho dos preços de fábrica da indústria brasileira como um todo, que registra queda de 4,98% no ano, também a primeira desde que o IBGE começou a medir o IPP.

“Ao analisar o resultado de 2023, é preciso lançar luz também sobre a apreciação cambial acumulada no ano, que amenizou o custo de importação de insumos”, destacou Felipe Câmara, analista do IPP, em comunicado divulgado pelo IBGE.

RESULTADO DE DEZEMBRO

Os preços industriais de vestuário em dezembro tiveram variação negativa de 0,08%, a terceira em todo o ano de 2023. Também o IPP têxtil anotou recuo no mês, caindo 0,59%

E a indústria como um todo registra queda de 0,18% em dezembro.

CONFIRA DETALHES NOS GRÁFICOS

Com base nos dados do IBGE, o GBLjeans elabora gráficos que registram a variação do IPP da indústria geral, da indústria têxtil e da indústria do vestuário.

Mensalmente o IBGE revisa os dados com base em ajustes sazonais. Por isso, pode haver mudanças nos gráficos de um mês para o outro.

Use as setas para consultar os gráficos e fazer comparações entre variáveis.