IPP de vestuário registra 1ª queda do ano

IPP de vestuário registra 1ª queda do ano em abril

As altas temperaturas afetaram as vendas da indústria que baixou os preços na porta de fábrica

IPP de vestuário registra 1ª queda do ano em abril

Atipicamente para essa época do ano, o IPP (Índice de Preços ao Produtor) de vestuário registra a primeira queda de 2024. É um recuo pequeno em abril (-0,08%). Mas indica que as altas temperaturas que se prolongaram até meados de maio afetaram as vendas da indústria que baixou os preços na porta de fábrica.

Com isso, o IPP de vestuário registra pequena baixa na taxa acumulada do ano e em 12 meses, mostram os dados da pesquisa realizada mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No ano, o IPP de vestuário acumula alta de 3,44% em relação a igual período de 2023. Já em 12 meses, o aumento acumulado é maior, de 4,16%.

Conforme a pesquisa do IBGE, a indústria têxtil aplica reajustes que elevaram o IPP da atividade em abril para 0,28% em relação a março. O acumulado do ano mostra avanço dos preços industriais dos produtos têxteis de 0,86%. Nos últimos 12 meses até abril, porém, o acumulado mostra variação negativa, com queda de 4,62%.

A indústria como um todo também aumenta os preços em abril, com alta de 0,74% sobre março. Desse modo, acumula aumento de preços de 0,99% entre janeiro e abril, na comparação com igual período de 2023.

Entretanto, no acumulado dos últimos 12 meses até abril de 2024, o IPP geral cai 3,08%.

CONSULTE OS GRÁFICOS

Com base nos dados do IBGE, o GBLjeans elabora gráficos que permitem a comparação dos preços das indústrias têxteis e de vestuário com os da indústria geral. Dá para acompanhar o desempenho no mês de abril e no acumulado do ano e de 12 meses.

Mensalmente o IBGE revisa os dados com base em ajustes sazonais. Por isso, pode haver mudanças nos gráficos de um mês para o outro.

Use as setas para consultar os gráficos.

Novidade: compare o IPP (inflação da indústria) com a inflação de moda e roupas.