Preços industriais de produtos têxteis e de vestuário registram forte alta já com algum reflexo na inflação do mês.

Em março, o IPP (Índice de Preços ao Produtor) do setor dispara, com aumentos dos preços industriais de artigos do segmento têxtil e de vestuário. A pesquisa mensal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta para alta em ritmo semelhante. O IPP têxtil sobe 0,66% em março, completando um trimestre inteiro de preços inflacionados. Já o IPP de vestuário volta a subir, com aumento de 0,69% em março, depois da forte queda de fevereiro.
Dessa forma, o IPP do setor descola do comportamento dos preços da indústria brasileira como um todo que registra queda de 0,62% em março, sendo a segunda redução seguida depois de 12 meses de alta, destaca o IBGE.
Conforme o relatório da pesquisa, o recuo da inflação da indústria brasileira é atribuído à queda dos preços de alimentos, especialmente da carne bovina.
O aumento nos preços industriais de têxtil e vestuário ao longo de março já refletiu na inflação das roupas na ponta, para o consumidor que viu os produtos de moda ficarem mais caros no mês.
ACUMULADO DO 1º TRIMESTRE
De janeiro a março, o IPP do setor acumula alta mais intensa. Sobre o acumulado do 1º trimestre de 2024, o IPP de vestuário cresce 0,76% e o IPP têxtil aumenta 1,27%. A variação positiva vai na contramão do IPP geral que registra baixa de 0,59%, aponta a pesquisa do IBGE.
Nos últimos 12 meses até março, o IPP do setor sobe, mas com menos intensidade. Para têxtil, o IPP acumula aumento de 3,14% no período, enquanto para vestuário o IPP acumula alta de 3,82%, conforme o IBGE.
A indústria como um todo, acumula alta anualizada do IPP de 8,37% até março.
DETALHES NOS GRÁFICOS
Para uma análise mais detalhada, consulte os gráficos elaborados pelo GBLjeans com base na pesquisa do IBGE.
É possível acompanhar o comportamento dos preços a cada mês e no acumulado do ano e de 12 meses.
Em outra frente de análise, a seção Monitor do GBLjeans permite observar os indicadores de moda de 2025 já publicados em um só lugar.