Já os preços industriais aumentaram no período porém com menos força

Sem sinais de recuperação, a produção industrial brasileira de têxteis e vestuário acumula queda até abril. A comparação com igual período de 2021 registra diminuição de
19,2% na produção de artigos têxteis e de recuo de 13,1% na produção de vestuário entre janeiro e abril deste ano. A indústria como um todo acumula redução de 3,45%.Para o setor, abril foi o primeiro mês de 2022 com indicadores positivos, como mostra a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A produção industrial de têxteis avançou 4,3% em abril muito acima do 0,1% da indústria como um todo. Já a produção de vestuários cresceu 1,7% na comparação com março.
O levantamento indica que em 12 meses, mesmo com alta de abril, a produção industrial acumula queda. Em têxteis, o recuo acumulado alcança 19,2%. No mesmo período, a produção de vestuário caiu 13,1%.
Em 12 meses até abril a produção brasileira como um todo acumula redução de 3,4%.
PREÇOS INDUSTRIAIS
Na direção oposta da produção que fecha o primeiro trimestre em queda, os preços industriais continuaram a subir de janeiro a abril, ainda que o ritmo dos repasses tenha perdido força.
No acumulado de quatro meses, os preços de fábrica dos produtos têxteis subiram 5,4% e de vestuário aumentaram 6,2%, informa a pesquisa do IBGE que calcula o IPP (Índice de Preços ao Produtor), a inflação da indústria.
Em abril, ainda com a entrega das novas coleções, as peças de vestuário saíram de fábrica com preços 2% acima do patamar de março. Os preços dos produtos têxteis encareceram 1,2% na passagem para abril.
Dessa forma, em 12 meses a alta acumulada salta para 19,1% em produtos têxteis e para 14,3% em vestuário.
O IPP da indústria brasileira em geral aponta para aumento de 1,9% em abril. Assim fecha o quadrimestre com alta acumulada de 6,9%. Nos últimos 12 meses até abril, o índice sobe para 18%.
A divulgação do IPP sinaliza as tendências inflacionárias de curto prazo no país, ressalta o IBGE.
CONSULTE OS GRÁFICOS
O GBLjeans elabora gráficos para permitir a comparação mais rápida da variação de produção e preços da indústria. Facilitam ainda acompanhar o desempenho no mês e no acumulado do ano e em 12 meses.
Mensalmente o IBGE revisa os dados com base em ajustes sazonais. Por isso, pode haver mudanças nos gráficos de um mês para o outro.
Use as setas para consultar os gráficos.