De acordo com o relatório IPC Target, as famílias deverão movimentar R$ 59 bilhões, sendo que a classe B2, com renda mensal de R$ 2,5 mil, responderá pela maior fatia do consumo – 26,27%
Em 2008, os brasileiros deverão comprar quase R$ 59 bilhões em roupas. Desse total, as famílias da classe identificada como B2 deverão responder por 26,27% dos gastos, comprando o equivalente a R$ 15,38 bilhões. A projeção consta do relatório Brasil em Foco – IPC Target 2008, com indicadores do potencial de consumo da população brasileira. Divulgado ontem, 12, o estudo é realizado anualmente pela Target Marketing, empresa especializada em pesquisa de mercado.
A empresa estratifica a população brasileira em oito classes A (1 e 2), B (1 e 2), C (1 e 2), D e E. O estudo indica que, em termos reais, o consumo total dos brasileiros chegará a R$ 1,742 trilhão, em 2008, contra R$ 1,5 trilhão projetado para 2007.
De acordo com os dados divulgados, os dois estratos da classe B, juntos, respondem por quase metade de tudo que é consumido em roupas no Brasil (veja mais detalhes no gráfico, que traz a composição de potencial de consumo e nas legendas a renda mensal média familiar que determina cada uma das classes).
Em termos gerais, o relatório registra a expansão da região nordeste, cujo potencial de consumo ultrapassou os estados do sul (confira a tabela).
Consumo por região |
2008 | 2007 |
Sudeste |
51,8% |
53,2%
|
Nordeste |
18,2%
|
16,8%
|
Sul |
16,8%
|
16,8%
|
Centro-Oeste |
7,8%
|
7,6% |
Norte |
5,4% |
5,6% |
fonte: Target Marketing