Pela primeira vez em 54 anos, a Canatiba Têxtil investe em um projeto de rebranding. A face mais visível é a adoção da nova logomarca, com fonte modernizada acompanhada de dois traços ondulados remetendo a tecidos que apontam para frente. Embora fruto de uma grande mudança interna, a nova identidade visual representa uma adequação a novos tempos, sem abandonar o legado construído por uma das maiores indústrias têxteis do Brasil.
A diversificação de atuação a partir de três unidades de negócios anunciada no início de 2022 foi o motor do rebranding da Canatiba. “A complexidade que veio com ela nos motivou a fazer esse trabalho”, explica Fábio Covolan, diretor de marketing e um dos herdeiros da empresa criada pelos avós em 1969, e que entrou para o universo do denim em 1981 sob o comando da segunda geração.
Ele conta que não foi apenas uma modernização de logomarca. A empresa redesenhou estratégias e processos, redefiniu propósito, vai mexer no mix de produtos e alterar a forma de comunicação com o mercado. “A gente chegou à conclusão de que movemos o negócio e as relações com inteligência, responsabilidade, coragem e paixão pelo novo”, afirma o diretor. É essa a principal mensagem de valorizar a inovação têxtil que a companhia pretende fazer chegar aos clientes.
“É um propósito pequenininho, simples até, conciso, mas que se desdobra em tarefas enormes”, ressalta ele. Para chegar nesse ponto para a transformação, a Canatiba contratou a consultoria de Renata Abranchs para um trabalho que se desenrola há quase dois anos. Foi montado um comitê com representantes de todas as áreas da companhia que tiveram liberdade para expor ideias e avaliações.
DIFUNDIR PROPÓSITO
De acordo com Fábio, a próxima etapa do processo de rebranding da Canatiba será alinhar as pessoas em torno do mesmo propósito, de onde quer chegar e como. E, por isso, ele fala de tarefas enormes para difundir a mensagem internamente. Afinal, só na área industrial, a companhia emprega 2,3 mil profissionais. Outro esforço grande será concentrado na área comercial em um programa de requalificação das equipes de representantes para assumirem o perfil de consultores.
A ideia é atingir vendas cada vez mais assertivas. E isso só será possível se os representantes conseguirem entender o valor de cada artigo, casando com as necessidades dos clientes, diz o diretor. Nesse esforço, a empresa contratou uma consultoria para mapear e analisar o fluxo dos processos na área comercial, desde a entrada do pedido. As mudanças começam a ser implementadas no ERP da companhia.
Também haverá mais investimentos em serviços. O diretor comenta que a intensificação está em curso. Ao longo de 2023, por exemplo, a Canatiba recebeu 30 empresas, entre confecções com lavanderia e lavanderias, que tiveram uma semana de capacitação cada uma para conhecer novos métodos e recursos para processar os artigos do fabricante com menos tempo, menos investimento e menos água, destaca Fábio.
NOVO POSICIONAMENTO
Atualmente, a empresa opera com três unidades de negócios: Denim Industry, Special Fabrics e Utilitárius. Cada uma recebeu um tratamento de rebranding, que deriva da nova logomarca combinada a cores de identificação – azul, para a unidade Denim Industry; rosa, para Special Fabrics; e amarela, para a Utilitárius.
A semana de lançamentos das têxteis, concentrada em evento na Denim City SP, está sendo considerada o marco da mudança para o novo posicionamento, diz o diretor. Em seguida, até o final do ano, serão liberadas novas versões do site da companhia e do showroom virtual.
“Esse é um trabalho novo que espero seja o embrião que vai permitir com que a empresa evolua e se modernize pelos próximos 50 anos e mais”, afirma Fábio Covolan sobre a importância e responsabilidade do processo de rebranding da Canatiba.