Nos bastidores do jeanswear

Vicunha fala dos bastidores do jeanswear
Vicunha fala dos bastidores do jeanswear

Por trás de cada jeans há muita história, dedicação, criatividade, inovação e tecnologia, como considera a Vicunha, referência no setor, ao analisar a evolução da peça mais democrática do guarda-roupa ao longo do tempo.

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Jeans e no ano em que a Vicunha – ícone do setor – comemora 55 anos de história, há motivos para festejar. Com quase 200 anos de história, o setor têxtil brasileiro consolida-se como um dos mais completos e avançados do mundo – com uma cadeia produtiva ampla, integrada, diversificada e qualificada entre as mais modernas e competitivas. Em relação ao denim, o Brasil figura entre os cinco maiores produtores do planeta e está entre os maiores consumidores do jeanswear globalmente.

Segundo pesquisa realizada pela Vicunha em parceria com o IEMI, o jeans, sozinho, responde por 11,3% do consumo de roupas no varejo nacional, tendo movimentado quase R$22 bilhões em 2020, mesmo com o mercado de moda sob os efeitos da pandemia de covid-19.

Com origens no século 19, o jeans é um sucesso transgeracional, multiuso e multicultural. Tornou-se um ícone da moda e tem como característica transformar-se conforme o contexto social e cultural.

Da França – onde nasceu o tecido robusto conhecido como Serge de Nîmes (sarja de Nîmes) – para as minas de ouro da Califórnia, o denim ganha notoriedade e transforma-se em ícone cultural quando os cowboys vestidos com camisa jeans chegam a Hollywood. Com Brigitte Bardot, Marilyn Monroe, Marlon Brando, James Dean e outros ícones do cinema, o jeans foi alçado ao estrelato e passou a ser peça desejada no guarda-roupa dos jovens mundo afora.

ORIGEM E INOVAÇÕES DA VICUNHA

Vicunha fala dos bastidores do jeanswear

“Foi neste cenário que, em 1967, nascia a Vicunha. Inicialmente como um negócio familiar, hoje, a empresa é a maior indústria de jeanswear da América Latina e a terceira maior do mundo. Por isso, podemos dizer que a Vicunha é parte fundamental da história do denim, combinando legado, criatividade e sustentabilidade e acompanhando as diversas transformações pelas quais o jeans passou ao longo das décadas”, afirma Andrea Fernandes, gerente de marketing da empresa.

Com uma atuação pautada pela responsabilidade social e ambiental e com uma trajetória que se traduz em resiliência, solidez e fôlego para investir em inovações, a companhia está focada em desenvolver soluções sustentáveis que atendam às demandas de consumidores cada vez mais bem informados, que buscam produtos funcionais, sustentáveis e modernos.

É o caso da linha Hemp – uma coleção de tecidos jeans feitos a partir do cânhamo, uma das fibras mais versáteis e conscientes do mundo -, e da parceria com a empresa sueca Polygiene® para o lançamento de um jeans que bloqueia o odor e permanece fresh e higiênico.

Em um momento tão emblemático para a indústria de jeanswear em geral – que enfrentou desafios gigantescos em meio ao contexto de instabilidade e de pandemia – e para a Vicunha, em particular, Andrea Fernandes aborda sobre o que é necessário para que o setor siga crescendo de maneira sustentável e seja, cada vez mais, uma referência global.

Ela destaca as quatro regras de ouro da Vicunha.

Qualidade global, olhar local

Para deixar esse conceito mais palpável, a Vicunha desenvolve coleções personalizadas para cada mercado e que exigem um apurado estudo da cultura, das particularidades e da demanda de cada país para, então, oferecer produtos que de fato atendam às suas necessidades.

Sustentabilidade, o pretinho básico

"Pesquisas* mostram que os consumidores estão mais conscientes e que a moda sustentável vem ganhando espaço em todo o mundo. O público espera que toda a cadeia da indústria minimize os seus impactos ambientais ao mesmo tempo em que maximizam o impacto positivo na sociedade. Neste sentido, é imprescindível que a cadeia, de ponta a ponta, some esforços em torno de propósitos e objetivos em comum. Todos precisam fazer a sua parte", defende a gerente.

*McKinsey’s Consumer sentiment on sustainability in fashion survey (2020), GWI’s Chart of the Week – Fashion for good: why sustainability is on trend (2021). Pesquisa sobre moda sustentável Fashion For Change (2021).

Jeanswear, paixão nacional

Se o consumo de jeanswear na América Latina é expressivo, no Brasil é ainda maior, visto que o país registra um dos maiores índices de compra per capita do produto do mundo. "Eclético, transgeracional, multicultural. Assim é o jeans! Não à toa foi considerado como a peça mais democrática do guarda-roupa por 87% dos consumidores brasileiros em pesquisa* realizada pela Vicunha, em 2021. É preciso ser eficiente, criativo e ágil para acompanhar a rápida evolução da indústria e, desta forma, ser um player relevante", explica a executiva.

*Pesquisa Comportamento de Compra do Consumidor, realizada pelo IEMI Inteligência de Mercado a pedido da Vicunha e da Tecnoblu nos meses de março e abril de 2021, com 800 brasileiros de todas as regiões do país.

Não basta inovar, é preciso ser ágil e investir nos colaboradores

O speed to market (agilidade em apresentar novidades e tendências ao mercado) é um processo fundamental em qualquer empresa, independentemente do ramo em que ela atua ou dos profissionais envolvidos. "Hoje, o grande desafio das companhias do setor está em rapidamente decifrar, entender e entregar as transformações - que são muitas e cada vez mais velozes - dos mercados em que estão inseridas", ressalta Andrea. 

Neste sentido, a Vicunha entende ser estratégico estar próxima aos mercados-foco e investir em pesquisas locais para entender, em profundidade, as suas transformações, antecipar tendências e, desta forma, atender aos desejos dos consumidores. Esse protagonismo possibilita oferecer produtos e soluções inovadoras e impactar toda a cadeia de moda.

Conteúdo de marca